Maio começou cheio de boas oportunidades para o setor varejista por conta das datas sazonais. Apenas o Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 14 bilhões no país. A data será celebrada no próximo domingo (8) e é considerada a segunda melhor do ano para o segmento.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o valor está 1,8% abaixo do volume comercializado no ano passado. No entanto, o desempenho ainda está acima do registrado em 2020.

Apesar de ter no Dia das Mães a sazão de maior apelo, maio reserva outras datas que podem ser bem aproveitadas pelo varejo como um todo. No setor agroveterinário, por exemplo, há o Dia do Sertanejo e o Dia do Campo somente na primeira semana do mês. No mesmo período, o segmento de eletro comemora o Dia do Star Wars.

Esses e muitos outros períodos comemorativos com potencial de gerar excelentes campanhas de marketing estão no Calendário Varejo 2022, elaborado pela Universidade Martins do Varejo (UMV) e Martins.com.br.

O material, produzido para cada segmento, destaca dicas, orientações e até mix de produtos para cada celebração. Clique aqui e baixe o seu.

Atualizando o estoque

O Calendário ainda auxilia o varejista a se organizar para as datas sazonais do mês seguinte. Portanto, no cronograma de maio há lembretes sobre compras e planejamento para as sazões de junho.

Em junho, têm início as campanhas de Dias Namorados (em 12 de junho), Inverno (dia 21 de junho) e São João (24). No Martins.com.br, há ofertas e condições especiais para quem for abastecer o estoque.

Datas sazonais por segmento

A seguir, confira as principais datas por setor do varejo

Farma

O foco está no Dia das Mães, com inclusão das grávidas na campanha de marketing. Além dos produtos que podem auxiliar todos os estágios da maternidade, os itens de higiene e beleza, como os de proteção solar, perfumaria e skincare, são uma boa aposta.

Materiais de construção

Aqui a aposta são os kits prontos para os Dias das Mães, oferecendo ferramentas que facilitam no dia a dia e produtos de decoração (como papel de parede). Tudo isso sem esquecer do mix de chuveiros, cujas ações não devem parar.

Agroveterinário

Nos próximos dias, o setor agro conta com importantes datas sazonais

  • Dia do Sertanejo (3);
  • do Campo (5);
  • Dia Mundial do Frang (10);
  • do Zootecnista (13);
  • Dia Internacional da Biodiversidade e Dia do Apicultor (22);
  • do Trabalhador Rural (25).

Portanto, é hora de preparar ofertas exclusivas e divulgar nos canais de comunicação que a empresa mantém com o cliente.

Eletro

No setor de eletro temos Dia do Star Wars (4 de maio), Dia Mundial da Internet (17) e Dia Mundial do Orgulho Nerd (25). Logo, o momento de fortalecer parcerias e oferecer experiências exclusivas para os clientes do segmento. O caixa vai agradecer!

No FalaMart há conteúdos com diversas dicas de campanhas e vendas nas datas sazonais.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Dia das Mães 2022: lojas físicas lideram preferência de compra
Varejo deve manter estoque de FLV com rastreabilidade

 

Conteúdo Relacionado

Calendar
News

Primavera e chuvas marcam Calendário do Varejo de setembro

02.setembro

Com a chegada de setembro, novas oportunidades de campanhas se abrem para o varejo. Entre as sazões mais importantes estão a mudança de estação para primavera e o início da temporada de chuvas. Mas há outras datas que podem ser bem aproveitadas no comércio e, como sempre, no Calendário Varejo 2022, há estratégias para todos […]

datas comemorativas de junho
News

Datas comemorativas de junho: confira as sugestões e impulsione as vendas

07.junho

Junho chegou e o varejo nacional tem boas expectativas de literalmente aquecer as vendas no mês. Em grande parte do país, as festas juninas retornaram ao ambiente presencial. Isso sem falar no Dia dos Namorados, que já movimenta o comércio desde meados de maio, e a maior movimentação de consumidores nas lojas físicas. Vamos falar, […]

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *