Maio começou cheio de boas oportunidades para o setor varejista por conta das datas sazonais. Apenas o Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 14 bilhões no país. A data será celebrada no próximo domingo (8) e é considerada a segunda melhor do ano para o segmento.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o valor está 1,8% abaixo do volume comercializado no ano passado. No entanto, o desempenho ainda está acima do registrado em 2020.

Apesar de ter no Dia das Mães a sazão de maior apelo, maio reserva outras datas que podem ser bem aproveitadas pelo varejo como um todo. No setor agroveterinário, por exemplo, há o Dia do Sertanejo e o Dia do Campo somente na primeira semana do mês. No mesmo período, o segmento de eletro comemora o Dia do Star Wars.

Esses e muitos outros períodos comemorativos com potencial de gerar excelentes campanhas de marketing estão no Calendário Varejo 2022, elaborado pela Universidade Martins do Varejo (UMV) e Martins.com.br.

O material, produzido para cada segmento, destaca dicas, orientações e até mix de produtos para cada celebração. Clique aqui e baixe o seu.

Atualizando o estoque

O Calendário ainda auxilia o varejista a se organizar para as datas sazonais do mês seguinte. Portanto, no cronograma de maio há lembretes sobre compras e planejamento para as sazões de junho.

Em junho, têm início as campanhas de Dias Namorados (em 12 de junho), Inverno (dia 21 de junho) e São João (24). No Martins.com.br, há ofertas e condições especiais para quem for abastecer o estoque.

Datas sazonais por segmento

A seguir, confira as principais datas por setor do varejo

Farma

O foco está no Dia das Mães, com inclusão das grávidas na campanha de marketing. Além dos produtos que podem auxiliar todos os estágios da maternidade, os itens de higiene e beleza, como os de proteção solar, perfumaria e skincare, são uma boa aposta.

Materiais de construção

Aqui a aposta são os kits prontos para os Dias das Mães, oferecendo ferramentas que facilitam no dia a dia e produtos de decoração (como papel de parede). Tudo isso sem esquecer do mix de chuveiros, cujas ações não devem parar.

Agroveterinário

Nos próximos dias, o setor agro conta com importantes datas sazonais

  • Dia do Sertanejo (3);
  • do Campo (5);
  • Dia Mundial do Frang (10);
  • do Zootecnista (13);
  • Dia Internacional da Biodiversidade e Dia do Apicultor (22);
  • do Trabalhador Rural (25).

Portanto, é hora de preparar ofertas exclusivas e divulgar nos canais de comunicação que a empresa mantém com o cliente.

Eletro

No setor de eletro temos Dia do Star Wars (4 de maio), Dia Mundial da Internet (17) e Dia Mundial do Orgulho Nerd (25). Logo, o momento de fortalecer parcerias e oferecer experiências exclusivas para os clientes do segmento. O caixa vai agradecer!

No FalaMart há conteúdos com diversas dicas de campanhas e vendas nas datas sazonais.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Dia das Mães 2022: lojas físicas lideram preferência de compra
Varejo deve manter estoque de FLV com rastreabilidade

 

Conteúdo Relacionado

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

calendario varejo 2022
Varejo Alimentar

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal

12.janeiro

Trabalhar as datas comemorativas para incrementar e alavancar as vendas da sua loja não é novidade para você. Assim como se planejar para executar as ações do ano todo. Para te apoiar nessa caminhada, está no ar o Calendário Varejo 2022, exclusivo para cada segmento e com informações detalhadas das principais sazões. O calendário, que […]

identidade-visual
News

Identidade visual aproxima empresas e consumidores

18.maio

A preocupação com a identidade visual costuma ser associada a grandes marcas. Coca-Cola, McDonalds e Apple são algumas multinacionais com logotipos e cores icônicos. Mas o cuidado com a comunicação das pequenas empresas também é importante, pois as aproxima mais dos consumidores. Isso acontece porque a identidade visual de qualquer empreendimento vai muito além de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *