Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos.

De acordo com o especialista em gestão de varejo e consultor da UMV José Ricardo Mendes, o varejista precisa se planejar se quiser bons resultados no PDV. E, para implementação do planejamento, uma das três etapas passa pelo calendário promocional que contempla as datas comemorativas.

As demais fases são a estrutura física e a comunicação visual. “O que a gente precisa dentro do planejamento e da preparação do ambiente da loja é saber quais as datas podem ser aproveitadas no varejo”, afirma o consultor.

Planejamento datas comemorativas

Em formato PDF e gratuito, o Calendário Varejo 2022 é disponibilizado com versão exclusiva para cada um dos cinco segmentos: Varejo alimentar, Materiais de construção, Eletro, Informática e Telecom, Farmácia, Drogaria e Perfumaria e Agroveterinário e pet.

Para cada setor, há informações detalhadas sobre as principais sazões e sugestão de mix. Em abril, por exemplo, o varejista encontra tanto datas comuns a todos os segmentos quanto as específicas de cada um.

Entre as datas comemorativas de abril de maior abrangência estão as da Sexta-feira Santa (dia 15), Páscoa (dia 17) e Tiradentes (dia 21). Além disso, o calendário recorda o varejista, neste mês, de fazer as compras e o planejamento para o Dia das Mães, comemorado em 8 de maio.

Nas datas comemorativas setoriais, quem ficou atento ao calendário encontrou excelentes oportunidades. No setor agro, 24 de abril é Dia do Boi e do Churrasco. Já no último dia 5, celebrou-se o Dia Mundial das Telecomunicações, que consta no Calendário Eletro 2022.

Para o segmento de materiais de construção, abril é o início da temporada de chuveiros. No setor Farma, uma boa data para campanha foi a de 5 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Como se organizar

Contudo, o bom uso do Calendário do Varejo 2022 demanda o trabalho antecipado em torno das sazões.

“O ideal é que se prepare com 60 dias de antecedência, para decidir com que mix você vai trabalhar, se vai precisar de alguma adequação no ambiente ou uma decoração diferente, fazer contato com um fornecedor diferente para adquirir um produto específico para aquela data. Então, pelo menos 60 dias de antecedência para começar a pensar”, ressalta José Ricardo Mendes.

Dentro dessa lógica, o momento atual é para se concluir o planejamento de maio. Além disso, iniciar os estudos em torno das campanhas de junho. Em maio, por exemplo, acontece a segunda melhor data do ano para os varejistas, o Dia das Mães. Também tem o Dia do Trabalhador.

Na sequência, junho começa com Corpus Christi (3) e Dia dos Namorados (12), além do início do inverno (21). No FalaMart, há um conteúdo exclusivo para ajudar os varejistas nas campanhas e vendas em períodos sazonais.

Também é possível conferir outras dicas para melhor aproveitar as datas comemorativas no webinar Projeto de Modernização de Lojas, promovido pela UMV.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Práticas ESG podem garantir o futuro das empresas
Programa de Desenvolvimento Smart: UMV promove capacitação para filiados da Rede

Conteúdo Relacionado

calendario varejo 2022
Varejo Alimentar

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal

12.janeiro

Trabalhar as datas comemorativas para incrementar e alavancar as vendas da sua loja não é novidade para você. Assim como se planejar para executar as ações do ano todo. Para te apoiar nessa caminhada, está no ar o Calendário Varejo 2022, exclusivo para cada segmento e com informações detalhadas das principais sazões. O calendário, que […]

calendario
News

Calendário Varejo: festas e planejamento marcam último mês do ano

01.dezembro

A chegada de dezembro vai além das festas de fim de ano para o varejo nacional. O último mês de 2022 também é ocasião para se cuidar do planejamento e das compras para janeiro de 2023. Por isso, o Calendário Varejo, organizado pela Universidade Martins do Varejo (UMV), é o grande aliado dos lojistas em […]

programa-de-desenvolvimento-smart
Varejo Alimentar

Programa de Desenvolvimento Smart: UMV promove capacitação para filiados da Rede

06.abril

Atenta à necessidade de aprimoramento constante dos filiados, a Rede Smart promove há anos capacitação para os seus clientes. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS), que é gratuito e com a pandemia mudou o formato de presencial para online. O Programa de Desenvolvimento Smart atende filiados dos ramos de varejo alimentar, construção e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *