
O setor de alimentos e bebidas está mais aquecido no varejo brasileiro devido à Copa do Mundo no Catar. É o que mostra a pesquisa divulgada na última semana pela NielsenIQ.
Só no comércio eletrônico, o segmento cresceu 13,8% durante a Black Friday deste ano no comparativo com 2021. Conforme a pesquisa, os jogos da seleção brasileira nos dias 24 e 28 na Copa do Mundo no Catar foram o principal impulso.
Mais especificamente entre os dias 18 e 23 de novembro, o faturamento do varejo online de bebidas e alimentos teve aumento de 24%. As bebidas não alcoólicas impulsionaram as vendas nessa etapa.
No mesmo período, o comércio eletrônico como um todo faturou 8%. Na Black Friday, o faturamento bruto caiu 23%.
Para a Nielsen, as bebidas fizeram a diferença para o bom desempenho do varejo alimentar. Essa análise é confirmada por varejistas e plataformas de entrega a domicílio ouvidos em reportagem do portal Valor Econômico.
No grupo GPA, as vendas de bebidas cresceram 15% em relação a 2021. Refrigerantes, energéticos e uísques foram os principais destaques. No iFood, o comércio de bebidas teve alta de 5% entre 21 e 27 de novembro. Ao todo, foram mais de 167 mil pedidos.
Conforme a plataforma de entrega, as solicitações por cerveja em restaurantes subiram 151%. Na categoria mercados, o crescimento foi de 126%. No dia 28, o aumento foi de 100% nos restaurantes e de 62% nos mercados.
O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) também estima uma alta de 8% na procura pela bebida. O consumo de cerveja para este ano, devido ao fator Copa, deve passar de 15,4 bilhões de litros.
Drinks x Copa do Mundo no Catar
Mas é claro que o mercado de bebidas não está restrito às cervejas nesta Copa do Mundo no Catar. Como apontado nos levantamentos acima, não alcoólicos e outros tipos de bebidas conquistaram espaço na vida do torcedor.
Para estimular uma maior variedade de consumo, a criação de drinks temáticos tem sido uma boa estratégia. A Universidade Martins do Varejo (UMV), por exemplo, desenvolveu um guia prático sobre o assunto.
O “Guia de Drinks Típicos de Cada País” está disponível em pdf e pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. O conteúdo apresenta receitas para bebidas alcoólicas e não alcóolicas, como o drink Karak, que representa o Catar.
No material ainda há links para os endereços mais próximos onde o varejista pode encontrar todos os itens necessários a cada preparo. Simples e direto, o guia apresenta oito opções de drink que prometem ser um sucesso entre os clientes até o final da competição.
Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
PIX se torna o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro
Varejo deve reforçar estratégias para capitalizar chegada do 13º salário
Conteúdo Relacionado

Espumantes ganham a preferência do consumidor e devem estar no radar do varejo
30.agosto
O consumo de espumantes está em ascensão no Brasil. Tanto que, no último ano, o volume de vendas da bebida superou o de vinhos. Logo, o varejo deve estar atento para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo segmento. Conforme pesquisa da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), 40,4 milhões de garrafas de espumantes foram comercializadas no país […]

Inverno movimenta vendas em supermercados e farmácias
14.junho
A chegada da estação mais fria do ano é também sinônimo de oportunidades para o varejo nacional. Além do setor de vestuário, que deve movimentar quase R$ 14 bilhões nesta temporada, os supermercados e farmácias também devem se beneficiar da economia de inverno. Com início em 21 de junho e término em 22 de setembro, […]

Festas juninas ganham destaque no varejo de alimentos; confira as ações do Martins
20.maio
Junho se aproxima com um dos combos preferidos do consumidor brasileiro: frio e festas juninas. Quem atua no varejo tem nessa época uma grande oportunidade de venda. Neste ano, empresas do setor alimentício estimam um aumento de até 30% no faturamento. Se a experiência do consumidor é a grande chave para os negócios, as festas […]