A temporada de contratações para o fim de ano já começou no varejo e a expectativa é que 95 mil vagas sejam abertas entre outubro e dezembro. A projeção, 10,4% abaixo da registrada em 2021 para o período, foi elaborada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e ainda contou com apoio do Sebrae.

Em contrapartida, 87% dos empresários não demitiram nos últimos três meses- um desempenho melhor do que no ano passado em dez pontos percentuais. Acrescente-se ainda que 69% dos entrevistados pretendem manter o número de funcionários para o 2º semestre. Outros 16% pretendem aumentar o quadro de colaboradores. Em 26% dos casos, as contratações já ocorreram ou deve haver ampliação da equipe para o fim de ano.

A pesquisa CNDL/SPC Brasil abordou 770 pessoas em todo o país entre 10 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e confiança de 95%.

Perfil das contratações para o fim de ano

A função de vendedor (29%) lidera as contratações para o fim de ano, mas outros profissionais também são bastante requisitados. Ajudante (24%), balconista (16%), cabeleireiro (7%), manicure (7%) e entregador (6%) também estão no topo das demandas para o período.

O levantamento identificou que 25% das empresas preferem contratar mulheres para o fim de ano. Contudo, 55% afirmam não fazerem diferenciação.

Para 61% das empresas, o ideal é que os profissionais tenham entre 18 e 34 anos, com idade média de 28 anos. Além do mais, a média salarial está em R$ 1.648, o equivalente a 1,36 salário mínimo para uma carga horária entre 6h e 8h.

Para fazer uma boa contratação temporária, o blog Fala Mart tem um guia de como o varejista deve proceder. Nesse conteúdo, há informações sobre legislação vigente e dicas de como selecionar um bom profissional. (Clique aqui e confira)

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Tendências para 2023 apontam para fortalecimento da omnicalidade no varejo
Varejo em outubro: confira as principais datas sazonais

 

Conteúdo Relacionado

vendas-fim-de-ano
News

Temporada de contratações: varejo e serviços de olho nas vendas de fim de ano

01.outubro

Acaba de sair do forno uma pesquisa que aponta otimismo entre os setores varejista e de serviços com as vendas de fim de ano. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, estima-se a abertura de 105 mil vagas […]

vendas nas festas de fim de ano
Varejo Alimentar

Pesquisa aponta otimismo para as vendas nas festas de fim de ano

18.outubro

A SA Varejo publicou, na semana passada, uma pesquisa feita com varejistas de todo o país sobre as expectativas com as vendas nas festas de fim de ano. Para 78,5% dos participantes, o faturamento no período será maior em comparação com 2020. No ano passado, esse percentual era de 59,8%. De acordo com o levantamento, […]

13-salario
News

Varejo deve reforçar estratégias para capitalizar chegada do 13º salário

24.novembro

Ao menos 36% dos trabalhadores pretendem usar o 13º salário para as compras de Natal. Outros 22% planejam empregar o dinheiro extra com as celebrações natalinas ou de Ano Novo. E 21% querem comprar algo para si mesmos. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *