O segmento de farmácias e drogarias vem em uma exponencial crescente nos últimos anos e se destacando na economia brasileira. O setor passou a inovar mais e oferecer inúmeros serviços, muito além dos medicamentos e itens para tratamento de saúde. O foco das vendas passou a ser dividido entre a prevenção e o mix de cuidados pessoais.
No final do ano passado, o portal Vitrine do Varejo chegou a divulgar uma análise da Nielsen que mostrava que os gastos com itens de higiene e beleza voltaram a ser priorizados na cesta de compras dos brasileiros.

Dentro desse cenário, o varejo farma também passou a ser privilegiado.

 

Consumidores mantêm gastos no canal farma

 

Em novo estudo desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG), sobre o perfil de consumo em 2019 pós-crise, os consumidores revelaram a predominância dos itens de cuidado pessoal no top 10 com maior intenção de trade-up. As mudanças no valor gasto em diferenciados canais do varejo entre 2018 e agora também foram aferidas. Nesse sentido, o consumidor brasileiro indicou as farmácias/drogarias como o canal que mais cresceu e manteve os gastos para este ano.
Mais da metade dos clientes (52%) disse que manteve os gastos no canal e 28% compraram mais neste ano. O percentual dos que gastaram menos em farmácias foi de 20%. Em seguida, os minimercados apareceram com 48% dos entrevistados que mantiveram os gastos e 30% que compraram mais.
Nas últimas colocações apareceram o varejo alimentar – atacarejos, supermercado, hipermercado – e lojas de shopping. O aumento no valor gasto, por canal, foi observado com base nos locais que oferecem mais praticidade e descontos ao shopper. O estudo ainda destacou que há uma expectativa de aumento dos gastos nos atacarejos até o final do ano, mas em ritmo menor ao assistido em anos anteriores.

Conteúdo Relacionado

Closeup of calendar page
Varejo Alimentar

Baixe de graça o calendário sazonal e se prepare para as datas mais importantes do ano

19.fevereiro

Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal. A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a […]

skincare-supermercado-e-farmacia
Varejo Alimentar

Produtos de skincare impulsionam vendas em supermercados e farmácias

28.janeiro

Cuidar da pele e do rosto está entre as principais necessidades do consumidor. Não apenas por uma simples questão estética. As pessoas passaram a se preocupar mais com esses cuidados e colocaram o hábito na listinha de “vida saudável”. O varejo, por sua vez, passou a lucrar bastante com esse movimento conhecido por skincare, que […]

farmacias-mercado-2021
Farma

Farmácias de ontem e de hoje, com ou sem pandemia

27.janeiro

Entre os setores do varejo que menos sofreram com a pandemia está o de Farmácias. No país, cerca de 90 mil negócios seguem firmes no mercado, sendo impulsionados por pessoas que estão focadas na saúde e, consequentemente, continuam consumindo. O resultado disso é um aumento no número de lojas abrindo e o faturamento quebrando barreiras. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *