A pesquisa anual Global Consumer Insights, realizada pela PwC no ano passado, trouxe os novos comportamentos do consumidor diante ao cenário de um varejo cada vez mais digitalizado.

Os clientes estão se atraindo pelo atendimento e produtos personalizados, por praticidade e por soluções que fogem do convencional.

O estudo foi realizado com 22 mil consumidores em todo o mundo, sendo 1,1 mil só no Brasil. Dentre os dados compilados, foi constatado que 57% dos consumidores entrevistados não se incomodam que um varejista monitore seu padrão ou histórico de compras para fornecer ofertas personalizadas.

Dispositivos móveis são relevantes para consumidores

Os clientes planejam gastar mais em compras e experiências seja em lojas físicas ou online por meio de dispositivos móveis. A propósito, 41% dos consumidores brasileiros responderam que já efetuam as compras pelo smartphone pelo menos uma vez ao mês. Isso reforça também a tese de que os lojistas passaram da hora de ampliar o negócio para o e-commerce, sem dispensar o atendimento acolhedor e personalizado no ponto de venda.

Ainda em relação aos dispositivos, 56% dos consumidores disseram que ficam feliz quando um varejista identifica que o consumidor está próximo e envia ofertas personalizadas para seu dispositivo móvel.

Eles estão mais dispostos a fornecer seus dados pessoais para serem atendidos por essa identificação do perfil de compra e personalização. Contudo, desde que haja um respaldo de segurança online por parte do varejo.

Serviços personalizados são aceitos pelos consumidores

Os entrevistados informaram ainda que também estão dispostos a pagar mais por serviços personalizados como entrega mais rápida ou até no mesmo dia, uma realidade que já existe em muitas lojas físicas e virtuais.

Outra impressão do levantamento é que os brasileiros passaram a confiar nas redes sociais para buscar inspiração para as compras. Quanto ao uso da inteligência artificial e da tecnologia, especialmente para monitorar os hábitos de compra, ainda há divergências de opinião pró e contra entre os consumidores.

O nível de satisfação em relação à experiência com tecnologias na loja foi medido pela necessidade de ter wifi na loja física com login rápido e simples (61%), capacidade de verificar rapidamente o estoque de outra loja (60%), poder verificar ou encomendar produtos por meio de telas (51%), contar com ofertas personalizadas em tempo real (52%), entre outros.

 

RESUMO EM TÓPICOS

• Diante ao cenário de um varejo cada vez mais digitalizado, os clientes estão se atraindo pelo atendimento e produtos personalizados, por praticidade e por soluções que fogem do convencional;

• 41% dos consumidores brasileiros responderam um pesquisa que já efetuam compras por smartphone pelo menos uma vez ao mês.

Conteúdo Relacionado

Grocery store checkout
News

Vendas no varejo ficam acima da expectativa mesmo na crise

22.maio

Os reflexos da crise mundial ocasionada pela pandemia da Covid-19 começam a ser aferidos pelos indicadores econômicos e com o varejo não seria diferente. O fechamento do comércio e índice de desemprego resultaram em uma perda nas vendas de 2,5% no mês de março. Contudo, é preciso reforçar que a expectativa era de números ainda […]

FDC em BH
News

FDC entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo

20.maio

Parceira da Universidade Martins do Varejo (UMV), a Fundação Dom Cabral (FDC) segue se destacando no cenário internacional de ensino voltado para o desenvolvimento de negócios. O jornal Financial Times divulgou o novo ranking “Financial Times Executive Education 2020” e revelou que a instituição está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo. De […]

Conceito de meios de comunicação social
TEI

Celular é meio mais usado para acessar a internet

07.maio

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2018, comprovou que o celular é o principal canal de acesso à internet no Brasil, atingindo quase todos os brasileiros. A conexão via aparelho celular […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *