A pesquisa anual Global Consumer Insights, realizada pela PwC no ano passado, trouxe os novos comportamentos do consumidor diante ao cenário de um varejo cada vez mais digitalizado.

Os clientes estão se atraindo pelo atendimento e produtos personalizados, por praticidade e por soluções que fogem do convencional.

O estudo foi realizado com 22 mil consumidores em todo o mundo, sendo 1,1 mil só no Brasil. Dentre os dados compilados, foi constatado que 57% dos consumidores entrevistados não se incomodam que um varejista monitore seu padrão ou histórico de compras para fornecer ofertas personalizadas.

Dispositivos móveis são relevantes para consumidores

Os clientes planejam gastar mais em compras e experiências seja em lojas físicas ou online por meio de dispositivos móveis. A propósito, 41% dos consumidores brasileiros responderam que já efetuam as compras pelo smartphone pelo menos uma vez ao mês. Isso reforça também a tese de que os lojistas passaram da hora de ampliar o negócio para o e-commerce, sem dispensar o atendimento acolhedor e personalizado no ponto de venda.

Ainda em relação aos dispositivos, 56% dos consumidores disseram que ficam feliz quando um varejista identifica que o consumidor está próximo e envia ofertas personalizadas para seu dispositivo móvel.

Eles estão mais dispostos a fornecer seus dados pessoais para serem atendidos por essa identificação do perfil de compra e personalização. Contudo, desde que haja um respaldo de segurança online por parte do varejo.

Serviços personalizados são aceitos pelos consumidores

Os entrevistados informaram ainda que também estão dispostos a pagar mais por serviços personalizados como entrega mais rápida ou até no mesmo dia, uma realidade que já existe em muitas lojas físicas e virtuais.

Outra impressão do levantamento é que os brasileiros passaram a confiar nas redes sociais para buscar inspiração para as compras. Quanto ao uso da inteligência artificial e da tecnologia, especialmente para monitorar os hábitos de compra, ainda há divergências de opinião pró e contra entre os consumidores.

O nível de satisfação em relação à experiência com tecnologias na loja foi medido pela necessidade de ter wifi na loja física com login rápido e simples (61%), capacidade de verificar rapidamente o estoque de outra loja (60%), poder verificar ou encomendar produtos por meio de telas (51%), contar com ofertas personalizadas em tempo real (52%), entre outros.

 

RESUMO EM TÓPICOS

• Diante ao cenário de um varejo cada vez mais digitalizado, os clientes estão se atraindo pelo atendimento e produtos personalizados, por praticidade e por soluções que fogem do convencional;

• 41% dos consumidores brasileiros responderam um pesquisa que já efetuam compras por smartphone pelo menos uma vez ao mês.

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *