Apesar dos desafios ainda impostos pela pandemia, o setor de construção civil deve fechar 2021 em crescimento. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a expansão é estimada em 7,6% no comparativo com 2020. Esse é o melhor desempenho do segmento nos últimos dez anos.

O dado consta do estudo Construção Civil: desempenho 2021 e cenário para 2022. Divulgado nesta semana, a pesquisa foi realizada em parceria com a Ecconit Consultoria.

Em coletiva, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, apontou que o resultado reflete o bom desempenho do mercado imobiliário. No entanto, há tendência de desaceleração para o próximo ano.

“Podemos dizer que 2021 foi o ano do mercado imobiliário como reflexo do que aconteceu em 2020. A venda de hoje é o emprego de amanhã. O crescimento foi sustentado pelo que já estava contratado e não será possível manter o atual nível de desempenho do setor se não forem tomadas medidas urgentes para repor a capacidade de compra das famílias de baixa renda”, declarou Martins.

Para 2022, a entidade calcula que o setor de construção civil cresça 2%. No entanto, o desempenho está atrelado a uma expectativa de Produto Interno Bruto (PIB) com expansão de 0,5% a 1%.

Ainda conforme o estudo apresentado, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou aumento durante a pandemia. Materiais e equipamentos, por exemplo, tiveram custos elevados em 42,5%.

A entidade afirma que essa alta ainda não foi repassada para os valores de imóveis. Dessa forma, a perspectiva é de que o mercado imobiliário encareça nos próximos meses.

Como o varejo pode se preparar?

Apesar das projeções pouco animadoras, o varejista do segmento de construção tem a oportunidade de se preparar para esse cenário. Trabalhar em parceria com distribuidoras é uma boa opção na busca pelos melhores negócios.

Atenta a esse cenário, a Universidade Martins do Varejo produz conteúdo para auxiliar os lojistas no blog FalaMart. E um dos artigos destaca justamente a relação entre o varejo e as distribuidoras de material de construção no atacado.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Comportamento de compra: consumidores pesquisam pela internet antes de ida ao supermercado
Carteiras Digitais: adesão cresce entre consumidores brasileiros

Conteúdo Relacionado

smart-campo-e-construcao
Material de Construção

Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins

22.março

O Sistema Martins está investindo pesado para oferecer suporte técnico e logístico nos segmentos de materiais para construção e agroveterinário. Com as boas perspectivas de expansão desses mercados, a gigante do varejo criou a marca Smart Campo & Construção. Pelo menos 20 lojas, em dez estados, aderiram ao modelo até março, das quais 15 estão […]

top of mind 2021
Material de Construção

Top of Mind: Martins é o 2° do Brasil em materiais de construção

06.julho

Mais uma vez o Martins foi premiado no Top of Mind do Grupo Revenda. Considerado o Oscar do segmento da construção, a edição 2021 foi especial para o Grupo, que passou a ocupar o segundo lugar no ranking de melhor atacadista distribuidor de materiais de construção do Brasil. Para chegar aos números, o Grupo Revenda […]

Closeup of calendar page
Varejo Alimentar

Baixe de graça o calendário sazonal e se prepare para as datas mais importantes do ano

19.fevereiro

Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal. A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *