
Apesar dos desafios ainda impostos pela pandemia, o setor de construção civil deve fechar 2021 em crescimento. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a expansão é estimada em 7,6% no comparativo com 2020. Esse é o melhor desempenho do segmento nos últimos dez anos.
O dado consta do estudo Construção Civil: desempenho 2021 e cenário para 2022. Divulgado nesta semana, a pesquisa foi realizada em parceria com a Ecconit Consultoria.
Em coletiva, o presidente da Cbic, José Carlos Martins, apontou que o resultado reflete o bom desempenho do mercado imobiliário. No entanto, há tendência de desaceleração para o próximo ano.
“Podemos dizer que 2021 foi o ano do mercado imobiliário como reflexo do que aconteceu em 2020. A venda de hoje é o emprego de amanhã. O crescimento foi sustentado pelo que já estava contratado e não será possível manter o atual nível de desempenho do setor se não forem tomadas medidas urgentes para repor a capacidade de compra das famílias de baixa renda”, declarou Martins.
Para 2022, a entidade calcula que o setor de construção civil cresça 2%. No entanto, o desempenho está atrelado a uma expectativa de Produto Interno Bruto (PIB) com expansão de 0,5% a 1%.
Ainda conforme o estudo apresentado, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou aumento durante a pandemia. Materiais e equipamentos, por exemplo, tiveram custos elevados em 42,5%.
A entidade afirma que essa alta ainda não foi repassada para os valores de imóveis. Dessa forma, a perspectiva é de que o mercado imobiliário encareça nos próximos meses.
Como o varejo pode se preparar?
Apesar das projeções pouco animadoras, o varejista do segmento de construção tem a oportunidade de se preparar para esse cenário. Trabalhar em parceria com distribuidoras é uma boa opção na busca pelos melhores negócios.
Atenta a esse cenário, a Universidade Martins do Varejo produz conteúdo para auxiliar os lojistas no blog FalaMart. E um dos artigos destaca justamente a relação entre o varejo e as distribuidoras de material de construção no atacado.
Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Comportamento de compra: consumidores pesquisam pela internet antes de ida ao supermercado
Carteiras Digitais: adesão cresce entre consumidores brasileiros
Conteúdo Relacionado

Construção civil: tecnologia e sustentabilidade são tendências para o setor
20.setembro
O mercado de construção civil está em constante evolução. O varejo deve estar atento às tendências que prometem dominar o setor nos próximos anos. Tecnológico e sustentável, o segmento aposta em materiais e soluções diversas das tradicionais para atrair um consumidor cada vez mais exigente e em busca de marcas que tenham boas práticas em […]

Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins
22.março
O Sistema Martins está investindo pesado para oferecer suporte técnico e logístico nos segmentos de materiais para construção e agroveterinário. Com as boas perspectivas de expansão desses mercados, a gigante do varejo criou a marca Smart Campo & Construção. Pelo menos 20 lojas, em dez estados, aderiram ao modelo até março, das quais 15 estão […]

Top of Mind: Martins é o 2° do Brasil em materiais de construção
06.julho
Mais uma vez o Martins foi premiado no Top of Mind do Grupo Revenda. Considerado o Oscar do segmento da construção, a edição 2021 foi especial para o Grupo, que passou a ocupar o segundo lugar no ranking de melhor atacadista distribuidor de materiais de construção do Brasil. Para chegar aos números, o Grupo Revenda […]