
O recurso ainda é novidade no Brasil. Desde janeiro, o WhatsApp oferece a oportunidade de reunir grupos em um mesmo ambiente dentro do aplicativo. São as comunidades do WhatsApp de bate-papo, que prometem escalar o alcance das comunicações. Para o micro e pequeno varejista, acabou a via-sacra das mensagens em lista.
“Quem empreende na área de alimentação, pode criar uma comunidade com os clientes e enviar promoções, fotos atrativas, vídeos com a programação da semana e isso vai chegar a muitas pessoas, inclusive em quem não participa dos grupos. Ter o cliente como um propagador do seu negócio é a melhor prova social que se existe”, explica a analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae, Janaína Camilo, em reportagem publicada pela página de notícias da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.
A comunidade WhatsApp pode ser entendida como uma evolução dos grupos. A grande diferença é que agora há uma estratégia de organização. Na prática, os grupos não deixam de existir, mas amplificam o envio de mensagens. O lojista, por exemplo, pode encaminhar uma promoção que vai chegar de uma só vez a todos que estão na comunidade. A discussão sobre o comunicado, por sua vez, fica em cada grupo.
Conforme o Sebrae, 84% das vendas online têm o aplicativo como principal canal de contato. Além disso, as comunidades do WhatsApp podem ajudar o empreendedor com enquetes e coleta de feedbacks. Isso sem fala no recurso com ferramenta gestão, aproximando ainda mais o lojista de fornecedores, colaboradores e demais parceiros da empresa.
Claro que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não deve ser esquecida. Para incluir nas comunidades do WhatsApp , o número do cliente deve ter sido fornecido à loja voluntariamente pelo clientes, seja verbalmente, por escrito ou canais digitais. O cliente deve ter o direito de não participar respeitado.
De acordo com o grupo Meta, cada comunidade WhatsApp permite a participação de até 50 mil contatos. O número de grupos é limitado a 50 e são autorizadas a adição de 1.024 pessoas por grupo. A Meta ainda esclarece que uma mesma mensagem pode ser replicada para até 5 mil pessoas.
Aprenda a criar comunidades do WhatsApp
- A opção Comunidades do WhatsApp aparece como primeira opção na guia de serviços do mensageiro, no canto superior esquerdo da página inicial. Ela é representada pelo ícone indicativo de três pessoas.
- Identificado o canal, clique em “Criar Comunidade” e escolha nome e descrição para a comunidade da sua loja. Aqui, é importante ser objetivo. Coloque o nome pelo qual a empresa é conhecida e informe a finalidade do perfil. Se o objetivo é divulgar promoções, escreva “promoções”.
- Escolha a imagem do perfil. Aqui, muita atenção. Essa fase é opcional, mas vamos relembrar a experiência de quando você criou sua página no Instagram. No início, alguns lojistas optaram por usar imagens pessoais ou fotos que achavam bonitas, o que se mostrou bastante inadequado para a conquista de vendas. Portanto, mesmo que sua comunidade seja voltada para interações com os coladoradores, mantenha o profissionalismo e a identidade da marca. Já comece da forma certa e coloque a logo da empresa para que todo mundo já saiba em que terreno está pisando.
- Adicione os grupos. Se não os tiver, você pode criar com base na sua lista de contatos. É possível criar até dez grupos.
- Pronto. Sua loja já está inserida nas comunidades do WhatsApp
Leia também:
Comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp até o fim do 1º semestre
Marcas próprias do varejo conquistam cada vez mais espaço entre consumidores
Conteúdo Relacionado

Novos recursos do WhatsApp Business para o varejo aproveitar
01.agosto
O aplicativo WhatsApp Business foi atualizado e agora passa a contar com novos recursos para facilitar ainda mais a experiência do varejo com as vendas pelo aplicativo. De acordo com uma pesquisa da consultoria de marketing RD Station, 8 em cada 10 lojistas usam o WhatsApp para vendas. A maior parte deles (78%) utiliza o […]

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 empresas usam WhatsApp para vendas
25.abril
O uso do WhatsApp já é consolidado no varejo nacional. Conforme pesquisa da especialista em marketing RD Station, 8 em cada 10 empresas utilizam o WhatsApp para vendas. Em 78%, a versão profissional, WhatsApp Business, é a que prevalece. Para o resultado foram ouvidas 1,7 empresas de diferentes segmentos e portes de todo o Brasil, […]

Comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp até o fim do 1º semestre
14.março
Uma novidade anunciada pelo Banco Central no início do mês vai beneficiar o varejo nacional nos próximos meses. A entidade anunciou a liberação de pagamentos no WhatsApp por meio de cartões de crédito, débito e pré-pago. A princípio, a autorização foi dada às bandeiras Visa e Mastercard e deve entrar em vigor somente a partir […]