O recurso ainda é novidade no Brasil. Desde janeiro, o WhatsApp oferece a oportunidade de reunir grupos em um mesmo ambiente dentro do aplicativo. São as comunidades do WhatsApp de bate-papo, que prometem escalar o alcance das comunicações. Para o micro e pequeno varejista, acabou a via-sacra das mensagens em lista.

“Quem empreende na área de alimentação, pode criar uma comunidade com os clientes e enviar promoções, fotos atrativas, vídeos com a programação da semana e isso vai chegar a muitas pessoas, inclusive em quem não participa dos grupos. Ter o cliente como um propagador do seu negócio é a melhor prova social que se existe”, explica a analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae, Janaína Camilo, em reportagem publicada pela página de notícias da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

A comunidade WhatsApp pode ser entendida como uma evolução dos grupos. A grande diferença é que agora há uma estratégia de organização. Na prática, os grupos não deixam de existir, mas amplificam o envio de mensagens. O lojista, por exemplo, pode encaminhar uma promoção que vai chegar de uma só vez a todos que estão na comunidade. A discussão sobre o comunicado, por sua vez, fica em cada grupo.

Conforme o Sebrae, 84% das vendas online têm o aplicativo como principal canal de contato. Além disso, as comunidades do WhatsApp podem ajudar o empreendedor com enquetes e coleta de feedbacks. Isso sem fala no recurso com ferramenta gestão, aproximando ainda mais o lojista de fornecedores, colaboradores e demais parceiros da empresa.

Claro que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não deve ser esquecida. Para incluir nas comunidades do WhatsApp , o número do cliente deve ter sido fornecido à loja voluntariamente pelo clientes, seja verbalmente, por escrito ou canais digitais. O cliente deve ter o direito de não participar respeitado.

De acordo com o grupo Meta, cada comunidade WhatsApp permite a participação de até 50 mil contatos. O número de grupos é limitado a 50 e são autorizadas a adição de 1.024 pessoas por grupo. A Meta ainda esclarece que uma mesma mensagem pode ser replicada para até 5 mil pessoas.

Aprenda a criar comunidades do WhatsApp

  1. A opção Comunidades do WhatsApp aparece como primeira opção na guia de serviços do mensageiro, no canto superior esquerdo da página inicial. Ela é representada pelo ícone indicativo de três pessoas.
  2. Identificado o canal, clique em “Criar Comunidade” e escolha nome e descrição para a comunidade da sua loja. Aqui, é importante ser objetivo. Coloque o nome pelo qual a empresa é conhecida e informe a finalidade do perfil. Se o objetivo é divulgar promoções, escreva “promoções”.
  3. Escolha a imagem do perfil. Aqui, muita atenção. Essa fase é opcional, mas vamos relembrar a experiência de quando você criou sua página no Instagram. No início, alguns lojistas optaram por usar imagens pessoais ou fotos que achavam bonitas, o que se mostrou bastante inadequado para a conquista de vendas. Portanto, mesmo que sua comunidade seja voltada para interações com os coladoradores, mantenha o profissionalismo e a identidade da marca. Já comece da forma certa e coloque a logo da empresa para que todo mundo já saiba em que terreno está pisando.
  4. Adicione os grupos. Se não os tiver, você pode criar com base na sua lista de contatos. É possível criar até dez grupos.
  5. Pronto. Sua loja já está inserida nas comunidades do WhatsApp
Leia também:

Comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp até o fim do 1º semestre

Marcas próprias do varejo conquistam cada vez mais espaço entre consumidores

 

Conteúdo Relacionado

Young woman using and looking at smartphone with feeling happy
News

Novos recursos do WhatsApp Business para o varejo aproveitar

01.agosto

O aplicativo WhatsApp Business foi atualizado e agora passa a contar com novos recursos para facilitar ainda mais a experiência do varejo com as vendas pelo aplicativo. De acordo com uma pesquisa da consultoria de marketing RD Station, 8 em cada 10 lojistas usam o WhatsApp para vendas. A maior parte deles (78%) utiliza o […]

compra-pelo-whatsapp
News

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 empresas usam WhatsApp para vendas

25.abril

O uso do WhatsApp já é consolidado no varejo nacional. Conforme pesquisa da especialista em marketing RD Station, 8 em cada 10 empresas utilizam o WhatsApp para vendas. Em 78%, a versão profissional, WhatsApp Business, é a que prevalece. Para o resultado foram ouvidas 1,7 empresas de diferentes segmentos e portes de todo o Brasil, […]

Woman Typing Phone Message On Social Network At Night
News

Comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp até o fim do 1º semestre

14.março

Uma novidade anunciada pelo Banco Central no início do mês vai beneficiar o varejo nacional nos próximos meses. A entidade anunciou a liberação de pagamentos no WhatsApp por meio de cartões de crédito, débito e pré-pago. A princípio, a autorização foi dada às bandeiras Visa e Mastercard e deve entrar em vigor somente a partir […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *