O sucesso nas vendas nunca está relacionado apenas ao lucro ou a quantidade de itens vendidos. A loja precisa ter uma comunicação assertiva para poder atrair a atenção dos clientes, bom relacionamento com o público, fornecedores e se destacar dos concorrentes.

A comunicação vai desde ações de publicidade até a mudança no ambiente da loja – com sinalização boa e distribuição adequada dos produtos. Se a loja deixa a desejar nesses quesitos, é hora de repensar novas estratégias para modernizar sua comunicação.

O portal Vitrine do Varejo selecionou seis dicas para nortear o varejista nessa empreitada. Às vezes, ações simples que podem fazer uma grande diferença nos resultados. Confira:

 

 

1 – Comunicação unificada

Todos os funcionários, especialmente os que trabalham diretamente no atendimento ao cliente, precisam falar na mesma linguagem. É claro que cada pessoa tem a sua personalidade e habilidades para lidar com o cliente, mas alinhar a comunicação ao máximo possível facilita ainda mais para que ela seja eficiente.

O varejista deve proporcionar treinamentos para as equipes para que os funcionários saibam como abordar o cliente, como entendê-lo e oferecer soluções. Atividades como reuniões semanais ou mensais, palestras e dinâmicas em grupo são ideias para compartilhar conhecimento. A mesma dica serve para o relacionamento interno entre os colaboradores e fornecedores.

 

2 – Você conhece o que você vende?

Nada pior que o cliente procurar por um produto na loja, questionar informações sobre ele e o vendedor não saber o que responder. Além da comunicação interna alinhada, o vendedor precisa e deve ter conhecimento do que é vendido na loja para poder atender ao cliente e assim contribuir ainda mais para que ele efetue a compra e saia satisfeito da loja. Passar as informações corretas, com clareza e objetividade, certamente faz com que a loja ganhe pontos com o cliente.

 

3 – Estreitando as relações

Quanto mais próximo do cliente e dos parceiros, mais a loja estará em evidência. Uma forma de estreitar as relações com quem importa para o negócio é criando canais de comunicação.
Seja por meio de um grupo em rede social, lista de transmissão no WhatsApp, e-mail ou até uma plataforma digital exclusiva, os recursos são inúmeros para se comunicar e repassar informações sobre a loja, bem como tirar dúvidas e receber sugestões.

 

4 – Se relacione com o cliente

Não tem nada mais eficiente que um bom relacionamento para fazer com que o cliente volte à loja. E para se relacionar com ele é preciso ter um banco de dados com as informações e estreitar a comunicação seja via e-mail, mensagens de texto, telefone ou até correspondência tradicional.

Mais do que garantir atendimento e experiência de compra eficazes, a loja deve levar em consideração a fidelização do shopper. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer promoções exclusivas a ele ou ações como sorteios.

 

5 – Ambiente bonito, é ambiente atrativo

O básico para passar uma boa imagem do ponto de venda é torná-lo interessante aos olhos. Contar com uma identidade visual é importante para sinalizar para o cliente que no estabelecimento ele pode encontrar exatamente o que procura e de forma organizada. Lembre-se de apresentar os produtos em locais estratégicos e com uma decoração e layout que sigam o padrão da marca, diferenciando as seções e departamentos dentro da loja.

O uso de alguns itens pode auxiliar na definição da identidade do PDV como stoppers, faixas de gôndolas, cartazes, banners, móbile e totem promocional. A vitrine e a fachada da loja também devem ser atraentes para convidar os consumidores a entrarem.

A loja pode contar com as datas comemorativas para fazer decorações temáticas e expor aqueles produtos sazonais para a época. Além de atualizar o cliente que uma data importante está chegando, os lojistas passam a ideia de uma comunicação atualizada e que segue as tendências de mercado.

 

6 – Inovação e tecnologia

A comunicação na era digital nunca foi tão ágil e usar dos meios tecnológicos para se posicionar no mercado nunca foi tão necessário. Esteja presente nas redes sociais, pelo menos, para se aproximar cada vez mais daquele consumidor que não abre mão de praticidade e quer se informar sobre tudo pela tela.

Não necessariamente a loja precisa passar a vender pela internet, mas é importante que divulgue campanhas, promoções e até informações sobre o segmento de atuação para mostrar o diferencial que a loja tem quanto ao conhecimento daquilo que é vendido ou serviço oferecido.

No ponto de venda, muitos recursos digitais podem fazer a diferença para melhorar a comunicação interna também, não apenas com o cliente, mas também junto aos colaboradores. Faça uma pesquisa e veja as ferramentas ideais disponíveis no mercado para cada necessidade.

Quer sugerir pra gente outros assuntos ou tirar dúvidas? Envie um e-mail para umv@martins.com.br com o assunto “Matérias para a Vitrine do Varejo”. Continue nos acompanhando aqui na página e aprenda como aplicar boas práticas à loja.

Conteúdo Relacionado

Dia das crianças
Varejo Alimentar

Dia das Crianças: É hora de preparar a loja, como está a sua?

04.setembro

Existe sensação melhor que a de esperar pelas vendas de uma data importante com sua loja totalmente preparada? O mês de outubro já bate à porta e com ele chega o Dia das Crianças, uma das datas sazonais mais expressivas para as vendas durante o segundo semestre. Mas se você ainda não está em dia, […]

Capacitação
varejo

Capacitação a baixo custo: Como capacitar a equipe da sua loja

12.agosto

Mais do que um bom gerenciamento das finanças da loja, ter sucesso no negócio demanda boas vendas. E para conseguir vender é primordial que os colaboradores estejam preparados e aptos para oferecer um ótimo atendimento ao cliente e deixá-lo satisfeito. A capacitação dos vendedores é necessária para não deixar nenhum ruído de comunicação entre a […]

tecnologia
varejo

Tecnologia marca avanços do varejo: De olho no mercado

26.agosto

A grande peça-chave do mercado está no uso das novas tecnologias, para perceber isso basta fazer um compilado das principais notícias veiculadas sobre o varejo nas últimas semanas. Chegamos em um patamar onde não dá para ignorar que os avanços das plataformas digitais estão diretamente ligados aos resultados positivos do mercado varejista. Utilizar a tecnologia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *