
Uma nova pesquisa sobre comportamento do consumidor brasileiro mostra que as compras por conveniência voltaram a ganhar importância. Conforme a Kantar, esse fator fez com que o pequeno varejo conquistasse 7,6 milhões de novos lares em 2021.
As compras por conveniência representaram 23,6% dos gastos no país em canais de compra de bens de consumo massivo. O resultado foi o maior valor total investido pelas famílias nessa categoria.
A Kantar é líder global de dados, insights e consultorias. As informações apresentadas das as compras por conveniência fazem parte da nova edição do relatório Consumer Insights. O documento é publicado trimestralmente e foi lançado pela empresa na última semana.
Compras de abastecimento
A pesquisa também aponta que a opção por compras de abastecimento está em queda. Três anos atrás, elas correspondiam a 52,6% do volume adquirido pelo brasileiro. No entanto, em 2021, caíram para 49,6%.
De acordo com a Kantar, essa modalidade representou menos de 50% do volume de compras pela primeira vez em três anos. Para a empresa, três fatores colaboraram com a mudança no perfil de consumo.
Dois dos fatores são o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o retorno das atividades presenciais. O terceiro é a alta nos preços de alimentos e bebidas. Dessa forma, o consumidor tende, neste ano, a decidir com base em proximidade e urgência. Logo, as principais características da conveniência.
Automatização do atendimento
Reportagem recente da Gazeta do Povo destaca que a automatização do atendimento nos mercados de conveniência está mais próxima.
De acordo com o especialista em varejo, Eduardo Yamashita, as lojas autônomas são uma evolução dos minimercados. “Essa é a última fronteira do mercado brasileiro”, afirmou em entrevista ao jornal.
O atendimento autônomo é caracterizado pelo uso de tecnologia para compras em lojas presenciais. Desse modo, é dispensada a intermediação humana para fechamento de vendas.
Entre os modelos existentes, estão as máquinas que permitem a retirada de produtos mediante pagamento no equipamento. Há ainda as conveniências e honest markets. Nesse formato, o consumidor retira o produto e paga por um aplicativo.
Há um terceiro modelo que tem sido utilizado por gigantes do varejo, como Americanas e Amazon. Trata-se das lojas intensivas em tecnologias, que se utilizam de biometria facial e inteligência artificial. Sendo assim, o cliente tem sua conta digital associada à loja, que debita o valor da compra automaticamente.
O hub de inovação aberta Distrito estima que, atualmente, 28 startups desenvolvam soluções dedicadas às lojas autônomas. A tecnologia criada por elas é considerada mais acessível ao pequeno varejo.
Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins
Workshop A Mulher no Varejo discute desafios da ascensão feminina no segmento
Conteúdo Relacionado

Setor de produtos de limpeza deve continuar crescendo em 2023
28.março
Considerado o 5º mercado mundial para produtos de limpeza, o Brasil deve seguir registrando crescimento no setor em 2023. É o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla). O setor, conforme a entidade, movimenta cerca de R$ 32 bilhões por […]

Aprenda os tipos de feedback e torne essa conduta um hábito na empresa
21.março
Muitas vezes, o feedback só é lembrado quando um problema surge na empresa. É o funcionário que sempre atrasa ou trabalho entregue com problemas ou fora do prazo. Além disso, a falha em algum processo que trouxe prejuízo para os negócios, por exemplo. Essa ferramenta é importante para o gerenciamento de qualquer empreendimento. Por isso, […]

NRF 2023 fala de varejo cada vez mais tecnológico e centrado no ser humano
07.fevereiro
Estar de olho nas vivências dos consumidores enquanto oferece uma experiência de compra cada vez mais tecnológica: esse é o futuro do varejo. Pelo menos é o que mostrou a edição deste ano do National Retail Federation (NRF 2023), evento que reúne anualmente varejistas de todo o mundo em Nova York (EUA). Neste ano, o […]