
Pelo menos 35% dos consumidores brasileiros demonstram preferência por compras feitas por meio de autosserviço. Essa fatia do mercado representa mais de 7 milhões de pessoas. O dado faz parte do relatório Winning Omnichannel Latam 2022, feito pela consultoria Kantar.
Por essa solução operacional, o cliente faz todo o processo de compra sem a necessidade de intermediários. O recurso já vem sendo apontado como tendência no país há alguns anos.
Conforme o relatório, custo-benefício, praticidade, conveniência e autonomia são as principais qualidades apontadas pelos clientes. Para o varejista, a operação da loja acaba se tornando mais competitiva.
Sem filas, o tempo de compra tende a ser menor do que no modelo tradicional, com atendimento no balcão. Além disso, como a possibilidade de compra tende a ser mais imediata, a taxa de desistência do consumidor também pode cair.
No final de 2022, a Rede Smart Supermercados, do Sistema Martins, lançou sua primeira marca de lojas autônomas, a Smart Toda Hora. A loja foi inaugurada em um condomínio de Imperatriz, no Maranhão, e se mostrou um sucesso.
O Smart Toda Hora oferece uma solução de atendimento autônomo por meio de aplicativo. Cada projeto ocupa uma área média de 15 a 20 metros quadrados, onde está disposto um mix de produtos de mercearia e perecíveis. Do acesso à loja até o pagamento da compra, tudo é feito virtualmente.
Para comprar em uma loja Smart Toda Hora, o cliente precisa baixar o aplicativo (app) da unidade e se cadastrar. Como não há funcionários, o acesso é autorizado mediante QR Code na porta de entrada. O próprio consumidor escaneia o código de barras dos itens de interesse. Em seguida, efetua o pagamento diretamente no aplicativo (self checkout).
Conforme o relatório da Kantar, o consumidor aderiu com bastante ao modelo omnichannel e prioriza autonomia, conforto e conveniência. Desse modo, ao reunir esses benefícios, o autosserviço vem se fortalecendo.
Leia também:
Dia das Mães 2023: data é a preferida do consumidor no 1º semestre de 2023
Snacks proteicos estão em alta e varejo pode promover boas oportunidades
Conteúdo Relacionado

Festa junina 2023: vai começar o arraial de vendas!
30.maio
Uma dos períodos mais deliciosos do ano está ON! É época da festa junina 2023 e o momento para colocar em prática as ações de vendas para o período de comidas e bebidas típicas da cultura caipira. A novidade deste ano é que, por lei, a celebração das festas juninas passou a ser reconhecida como […]

Observatório do Comércio Eletrônico: Plataforma faz panorama do varejo online
25.maio
Consumidores e varejistas ganharam mais uma ferramenta para mapear o comércio eletrônico no Brasil. Neste mês, o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, lançou o Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma com insights em tempo real do e-commerce. Chamada de Observatório do Comércio Eletrônico, a ferramenta foi desenvolvida em parceria […]

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]