Uma nova pesquisa sobre mobilidade urbana no varejo mostra que os consumidores preferem comprar perto de casa. Na base da motivação estão a busca por conforto e agilidade de acesso aos produtos. Quando se trata de aquisição pela internet, esses dois fatores são deixados em segundo plano, pois a preocupação com o preço se sobressai.

Essas informações são conforme o levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) junto ao Sebrae. Foram ouvidas 800 pessoas em todo o país, a partir de 18 anos, entre 18 de fevereiro e 25 de março. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15).

“Existe uma tendência de crescimento no consumo online, mas o brasileiro ainda está muito habituado a comprar perto de casa ou do trabalho”, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.

Comprar perto de casa em números

Conforme os dados, comprar perto de casa é a preferência de 77% dos entrevistados. Para 20%, conforto e comodidade são o diferenciais. Já agilidade e facilidade são o mais importante para outros 20%.

Além disso, 17% consideram acessibilidade e localização na escolha, 15% vão por costume, 9% por preço e 8% para evitarem trânsito. As razões de comprar perto de casa são semelhantes para compras próximo ao trabalho.

CNDL, SPC Brasil e Sebrae ainda investigaram o que as pessoas adquirem ao comprar perto de casa. Em 81% dos casos, a procura é por itens de supermercado. Essa tendência cresceu em relação a 2017, quando era de 77%.

Os entrevistados que compram perto de casa também se interessam por comidas e lanhes (70%). Em seguida, remédios e produtos de saúde (58%). Além disso, cosméticos e perfumaria (28%), beleza e estética (26%), roupas e acessórios (26%) e papelaria (25%).

Lojas de rua são o destaque

Durante a pesquisa, 57% dos entrevistados citaram as lojas de rua como ponto principal de compra. A opção se sobrepõe a shoppings (15%), internet (10%) e supermercados e mercados (7%).

A preferência pelas lojas de rua é maior entre as classes C, D e E. Ao menos 59% dessas pessoas apontaram essa tendência. Já os shoppings têm maior aderência entre as classes A e B, sendo a escolha de 30% dos respondentes.

Preço dos produtos (52%), aumento da segurança (47%) e ampliação das lojas, com maior variedade de itens (39%), são os principais aspectos que estimulariam os clientes a frequentaram mais o comércio de bairro, diz a pesquisa.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Consumidor 50+ assume a liderança das compras pela internet
UMV Tech 2022 reúne varejistas de todo país para falar sobre tecnologia

 

Conteúdo Relacionado

decisao-de-compras-do-consumidor
News

Seis fatores que influenciam a decisão de compras do consumidor na internet

04.agosto

Que a jornada de compra do consumidor no e-commerce se difere da experiência em lojas físicas todo mundo já sabe. Mas como podemos chamar ainda mais a atenção desse cliente pelo e-commerce? O que influencia a decisão de compras do consumidor na internet? A plataforma de pesquisa Google, por meio do projeto Think with Google, […]

consumidor-50-mais
News

Consumidor 50+ assume a liderança das compras pela internet

29.junho

As compras online se mantiveram até bem pouco tempo como um espaço quase que exclusivo dos considerados mais jovens. Contudo, recentes pesquisas apontam para a ascensão do consumidor 50+ (acima dos 50 anos) em plataformas de e-commerce. Em parte, o movimento é visto como resposta à pandemia de Covid-19, que limitou o acesso às lojas […]

comportamento-de-compra
Varejo Alimentar

Comportamento de compra: consumidores pesquisam pela internet antes de ida ao supermercado

13.dezembro

Um novo estudo sobre o comportamento de compra de clientes de supermercado reforça o quanto estar online é importante. Conforme os dados, 73% dos brasileiros pesquisam pela internet antes de irem às compras no setor. Além disso, 16% afirmam comprar semanalmente por meio do celular. As informações fazem parte da pesquisa Jornada de Compra do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *