O “novo normal” levou o consumidor brasileiro a se adaptar à atual realidade do varejo em razão do isolamento social incentivado pelas autoridades como medida para o enfrentamento do novo coronavírus. Análises desenvolvidas pela empresa de tecnologia mundial Criteo demonstram qual é o novo comportamento do brasileiro e como os lojistas precisam se atentar a essa nova postura.

Um dos levantamentos apontou que 67% dos brasileiros descobriram pelo menos uma nova forma de consumo durante a pandemia e pretendem mantê-la após o período de distanciamento social. As compras online, as compras por delivery ou pelos apps do smartphone são alguns dos métodos que vêm ganhando fôlego.

A Criteo também fez outro estudo que apontou a alta exponencial de 233% na venda de alimentos por canais online durante o mês de abril. Na nova pesquisa, mais da metade dos brasileiros (52%) responderam que têm a intenção de manter essa compra de mantimentos online, adotando como novo modelo de consumo.

Outras categorias que despontam neste cenário de crise mundial, de acordo com a Criteo, são produtos pet, eletrônicos e móveis, especialmente de equipamentos voltados para as necessidades do trabalho em regime de home office.

Mudanças na rotina

O levantamento ainda destaca que 65% dos brasileiros veem o momento como oportunidade para rever antigos hábitos, sendo que 53% passaram a cozinhar mais e devem adotar esse novo hábito como rotina.
O interesse pela prática de atividades físicas também cresceu e, com ele, a procura por aparelhos e equipamentos de treinos para exercícios em casa. Cerca de 50% disseram que pretendem manter esse hábito mesmo com o fim da pandemia.

E-commerce em evidência

Em tempos de isolamento e de incerteza financeira, comprar online tem sido uma das primeiras saídas do shopper em todo o mundo. Pesquisar os produtos e os melhores preços pela internet, efetuando a compra por meio desse mesmo canal, também vem se tornando uma realidade até para aqueles consumidores que não eram habituados com a prática.

Contudo, é preciso entender que esse consumidor virtual ou o omnichannel também é muito exigente. O estudo Shopper Story Criteo, divulgado recentemente, revelou que esse shopper não abre mão de uma boa experiência na compra mesmo com a atual rotina. Ao efetuar a compra, o levantamento mostrou que ele não mede esforços para expor suas experiências online positivas (41%) ou as negativas (56%).

Além disso, 80% dos entrevistados dizem que podem fazer recomendações positivas a amigos. E 75% dos consumidores podem informar também as experiências negativas com o e-commerce.

Experiência continua em evidência

Seja em lojas físicas ou virtuais, o que não muda em qualquer cenário, seja de crise ou não, é a experiência do consumidor. Não basta oferecer apenas um produto. É preciso agregar serviços, conhecimento sobre o item que está sendo vendido, promoção, benefícios, e diversas outras opções que são vistas com bons olhos pelos clientes como diferenciais.

A loja física continua tendo o seu valor, pois há experiências que somente são conquistadas neste espaço, com um bom atendimento e com o contato real com o item que está na lista de desejo. É nesse momento que a experiência se torna real diante dos olhos e da palma da mão.

Leia também:

Varejos de bairro crescem durante a pandemia
Loja virtual: Brasil abre mais de uma por minuto

Conteúdo Relacionado

Woman using her mobile phone , city skyline night light  backgro
News

WhatsApp: consumidores recorrem ao aplicativo para pesquisar e comprar

05.novembro

Quem diria que um aplicativo de mensagens instantâneas mais do que representaria um meio de socialização virtual. O WhatsApp conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo e hoje, inclusive com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre […]

Shoploop
News

Shoploop: nova plataforma do Google para estimular compras através de vídeos

31.julho

Aproveitando o momento em que a internet pulveriza a interação social por vídeos, o Google lançou o Shoploop. A plataforma vai unir o recurso com uma melhor vivência de compra aos consumidores. A plataforma de e-commerce permite às marcas e influencer digitais gravarem vídeos para disseminar informações e experimentação dos produtos disponíveis. A partir disso, […]

carrinho de compras em um supermercado
News

Em alta na pandemia: alimentação, higiene, farma e streaming

20.abril

O período de pandemia pelo qual o mundo passa alterou a rotina do comércio e de consumo da população. No Brasil, parte dos estabelecimentos funciona de forma parcial e são priorizados aqueles produtos e serviços tidos como “essenciais” para a sobrevivência humana. Neste novo cenário, algumas categorias vêm se destacando e passaram a ser priorizadas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *