Um novo estudo sobre o comportamento de compra de clientes de supermercado reforça o quanto estar online é importante. Conforme os dados, 73% dos brasileiros pesquisam pela internet antes de irem às compras no setor. Além disso, 16% afirmam comprar semanalmente por meio do celular.

As informações fazem parte da pesquisa Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel. O trabalho foi conduzido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto Qualibest. Para o resultado sobre esse comportamento de compra, foram ouvidas 441 pessoas em todo o país.

Mecanismos de busca são os mais acessados

Conforme o estudo, os sites de busca são a principal referência para o consumidor na pesquisa por itens da cesta. Entre os ouvidos, 41% disseram usar o recurso. Em segundo lugar na preferência estão os marketplaces (17%), seguidos pelas redes sociais (15%).

Quando se trata de comprar online, 49% dos clientes de supermercados usam principalmente o aplicativo da empresa. Na sequência vêm os aplicativos de entrega (48%) e marketplaces (42%).

Comportamento de compra x relacionamento

Longe de ser sinal de enfraquecimento das lojas físicas, a pesquisa SBVC/Qualibest destaca uma forte tendência para 2022 no varejo. Especialistas têm apontado a omnicalidade como uma nova forma de relacionamento entre lojistas e clientes. O conceito define o fim das barreiras entre o on e off-line.

Na análise da SBVC, o que se percebe é que o cliente usa cada plataforma conforme a intenção de compra.

“As compras online cumprem uma jornada de abastecimento de itens com um componente emocional menor. O consumidor continua preferindo ir à loja para comprar frutas, carnes e outros produtos em que a aparência é importante na decisão de compra”, avalia o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

Quando o off-line prevalece

Mesmo com as facilidades do online, nem todos os clientes abrem mão das compras presenciais. Para se ter uma ideia, 20% dos entrevistados ainda preferem pesquisar em ambiente físico. Além disso, 59% dos consumidores frequentam o supermercado ao menos uma vez por semana.

Quando a compra é feita diretamente nas lojas, 8% consomem por impulso. Nesse cenário, 57% relatam terem nas promoções um gatilho para saírem do planejamento.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Carteiras Digitais: adesão cresce entre consumidores brasileiros
Tecnologia 5G promete inovações e lucro para o varejo

Conteúdo Relacionado

notificacao
News

Notificações de aplicativos de lojas motivam as compras por impulso

11.outubro

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que as notificações de ofertas de aplicativos de lojas são as que mais favorecem as compras por impulso. Na opinião de 58% dos entrevistados, esse é o meio que mais leva […]

decisao-de-compras-do-consumidor
News

Seis fatores que influenciam a decisão de compras do consumidor na internet

04.agosto

Que a jornada de compra do consumidor no e-commerce se difere da experiência em lojas físicas todo mundo já sabe. Mas como podemos chamar ainda mais a atenção desse cliente pelo e-commerce? O que influencia a decisão de compras do consumidor na internet? A plataforma de pesquisa Google, por meio do projeto Think with Google, […]

omnicalidade
Varejo Alimentar

Omnicalidade: maior integração entre online e off-line é o caminho

02.dezembro

Omnicalidade é a palavra da vez quando se trata de futuro do varejo alimentar. A expressão tem origem no inglês (omnichannel) e diz respeito à convergência entre lojas físicas, virtuais e compradores. Para 2022, essa integração do mundo online com o off-line deve ser cada vez maior dentro do setor. É o que apontam especialistas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *