Nos últimos anos, o varejo farmacêutico tem ampliado os olhares para outras categorias, deixando de se limitar à venda de medicamentos. Para enteder o consumidor Farma fizemos um apanhado de informações sobre o mercado.

A bola da vez está nas categorias de cuidados pessoais, bem-estar e nutrição saudável e essa mudança vai de encontro com as necessidades do consumidor, que está cada vez mais preocupado com a prevenção de doenças e com a aparência, independentemente da faixa etária.

Uma pesquisa recente mostrou que até o público jovem é forte alvo para potencializar as vendas nessas categorias, já que há uma grande preocupação com a aparência física e com a autoimagem.

Os indicadores do mercado também corroboram com a alta desse segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos nos últimos anos. Os dados da Euromonitor referentes a 2018 comprovam que as vendas do setor totalizaram R$ 109,7 bilhões, ou seja, crescimento de 24,5% em relação a 2013, quando atingiram R$ 88,1 bilhões.

A partir do patamar alcançado na pesquisa, o Brasil se manteve na quarta posição do ranking mundial de consumo de itens dessas categorias atrás dos Estados Unidos, China e Japão.

Merchandising: publicidade na loja

Com base nesse comportamento de consumo, o lojista de farma precisa tomar as decisões certas de comunicação e merchandising para que os clientes correspondam positivamente à loja.

A maioria das farmácias e grandes redes do setor já foca as estratégias de visual merchandising expondo os produtos de beleza e saúde nutricional bem na entrada da loja ou próximo aos caixas.

Dessa forma, até o cliente que vai direcionado para adquirir medicamentos precisa passar por toda a loja e pelos produtos, podendo despertar o desejo de compra por tais itens.

Ah, lembre-se que é preciso considerar que o consumidor está muito bem informado sobre o produto que procura e, geralmente, já chega decidido no ponto de venda. Por isso, o grau de exigência também aumenta.

Beleza e Alimentação Saudável do Consumidor Farma

Com foco no bem-estar, importante disponibilizar espaços na loja para destacar os itens de beleza como desodorantes, xampus, condicionadores, loções para a pele, entre outros.

Em muitos locais também já é possível encontrar produtos de alimentação saudável como cereais, alimentos integrais, suplementos e vitaminas.

Leia também: E-commerce: consumidores de produtos farma preferem comprar direto na loja

Leia também: Produtos saudáveis e que geram bem-estar são sucesso de vendas

De Olho Nas Crianças

Os ambientes dedicados a determinados perfis também são um grande diferencial para a loja.

Abrir uma área no ponto de venda para os itens infantis, por exemplo, e criar um espaço temático para que as crianças se identifiquem ajuda a atrair a atenção e deixar o cliente, no caso os pais, mais acolhidos.

 

Prevenção

Há ainda os locais que estendem um pouco mais a preocupação com a qualidade de vida e fidelização do cliente que oferecem espaços exclusivos para alguns serviços, seja para aferição de pressão ou até para dar orientações e dicas para uma vida saudável.  

As alternativas são inúmeras para potencializar as vendas. Mas, para isso, o varejista precisa abrir os olhos para as tendências do mercado e acompanhar o ritmo do consumidor.

Conteúdo Relacionado

Marketplace martins capa
News

Marketplace Martins é solução para o varejo nesta crise

27.março

Marketplace, já ouviu falar sobre isso? Calma, antes de entrarmos de fato neste tema, vamos refletir. Quem diria que um dia poderíamos comprar tudo em um único local, sem sair de casa e com poucos cliques? Quem diria que em uma espécie de shopping virtual pudéssemos ter acesso a milhares de marcas do nosso interesse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *