Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, mas para o varejo o ditado é mais do que mito. A época sazonal deve ser aproveitada para melhorar o faturamento da loja. Além disso, dar atenção para aqueles itens com maior procura no período. Para alcançar os resultados, antecipar os preparativos e colocar o planejamento em prática são medidas primordiais.

Quando preparar as lojas para o carnaval?

A festa mais tradicional e popular do país será celebrada em março neste ano, com a terça-feira de feriado caindo no dia 5. O consultor de varejo, Derly Magalhães Junior, explica que o ideal é que as lojas estejam preparadas logo no início de fevereiro, para já irem sinalizando aos clientes que há uma boa expectativa com a chegada do carnaval. “Os preparativos para incremento das vendas precisam ser agilizados para aproveitar o crescimento das vendas que essa data propícia. Temos um pacote perfeito: carnaval e calor”, comentou.

Quais produtos devem ser destacados no carnaval?

A decoração para o carnaval é um ponto ímpar para atrair os consumidores para dentro da loja e pode ser montada a partir do dia 11 de fevereiro. Itens como bebidas em geral, congelados, carnes para churrasco, cereais, sandálias e produtos descartáveis compõem a lista de produtos sazonais para o período.  Na cesta do mix sazonal também deve ser destacado preservativos, protetores solares e produtos para hidratação corporal.

Baixe o calendário trimestral do Varejo Alimentar e Farma pelo Flix do Varejo Freemium!

O que vende mais no carnaval em lojas especializadas?

As lojas especializadas movimentam as vendas de fantasias, serpentinas, perucas, máscaras, entre outros acessórios. O segmento de beleza e cosméticos também tem muito a ganhar com a venda de maquiagens no carnaval.

Qual a previsão de crescimento em vendas no carnaval?

O comércio segmentado de artigos de carnaval deve registrar um crescimento de 20% a 30% para o período. A alta para os itens sazonais em supermercados pode ser na ordem de 10% a 15%, dependendo do tipo do negócio e da cidade em que estiverem localizados, isso porque o carnaval apresenta polarizações para as comemorações e essa variável é muito significativa. “Esse ano, em particular, há um otimismo em toda a cadeia produtiva e é esperado um crescimento bem acima dos últimos anos”, disse Derly.

Decoração e sonorização da loja são importantes no carnaval?

O varejo deverá estar atento com a ambientação da loja para o carnaval, tornando-a alegre e bem colorida, sem esquecer da sonorização que deve ser adequada e estimulante. Contudo, a partir do dia 6 de março, o lojista precisa se preparar para “virar a chave” porque se inicia o período da quaresma, mudando imediatamente o comportamento de grande parte dos consumidores, que estarão mais atentos à aquisição de peixes, bacalhau, embutidos, azeites e outros produtos gourmet.

O que deve ser levado em conta na hora de deixar a loja pronta para o carnaval?

No entanto o consumo de bebidas, protetor solar, bronzeadores e afins ainda terão boa representação nas vendas em virtude do verão e nesse aspecto o remanescente do carnaval será facilmente escoado desde que haja uma exposição adequada para esses produtos. Confira algumas dicas importantes do consultor para o carnaval:

  • Avaliar quais os itens estão disponíveis no mix da loja. Para isso, verificar sua performance de vendas no ano anterior para projetar o crescimento;
  • Visitar os concorrentes para uma avaliação de mercado (mix e posicionamento de preços);
  • Intensificar a atenção relacionada ao comportamento e preferências dos consumidores para direcionar a estes os produtos mais desejados;
  • Quanto maior o “foco” nos produtos, maior será o incremento de faturamento.

Conteúdo Relacionado

News

Por que é um desafio investir em inovação no Varejo?

13.fevereiro

Um estudo desenvolvido com varejistas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA) apresentou a percepção de que os empresários reconhecem a importância de inserir inovação no negócio, mas que os desafios ainda são muitos.

News

Velocidade e conveniência estão entre as prioridades para o consumidor, sua loja está pronta?

08.fevereiro

Preço, qualidade, atendimento e praticidade são alguns dos fatores que estimulam o consumidor a comprar. Mas será que é o que realmente importa para os clientes do varejo? A PwC trouxe mais uma edição da Pesquisa Global Consumer Insights e assinalou que também destacam entre as preferências do shopper: velocidade e conveniência.

News

Diferencial na sua loja: como oferecer serviços dos Correios no seu varejo

07.fevereiro

Uma nova modalidade de negócio está sendo proposta pelos Correios ao varejo brasileiro. Por meio de processo seletivo, com edital aberto até o próximo dia 8 de março, as lojas interessadas poderão aderir ao canal de atendimento Correios Aqui. Com ele, os clientes poderão realizar pagamentos à vista ou a faturar dentro da própria loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *