
As micro e pequenas empresas (MPEs) têm tido cada vez mais um papel fundamental na economia do país. Em 2022, foi o segmento do comércio varejista que mais gerou empregos. Foi nesse setor também que está atividade econômica mais explorada pelas empresas abertas no último ano.
Conforme levantamento do Sebrae, quase 80% dos postos de trabalhos abertos em 2022 foram gerados pelo comércio varejista de pequeno porte. Enquanto o número de empregos no país ultrapassou a marca de 2 milhões, as MPEs responderam por cerca de 1,6 milhão de contratações.
Considerando apenas o mês de dezembro, o comércio varejista foi o único a ter saldo positivo em abertura de empregos. Em todos os demais as demissões superaram as contratações. Além do mais, do total de desligamentos registrados no país, as MPEs foram responsáveis por menos da metade.
“Tenho certeza de que, neste ano, as MPEs continuarão a impulsionar a nossa economia, com destaque para os setores de Serviços e Comércio”, avaliou à imprensa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Comércio varejista aquecido
Ainda conforme o Mapa das Empresas, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o comércio varejista de vestuário e acessórios foi o que mais teve empreendimentos registrados no Brasil no ano passado. Dos 2.142.300 novos negócios, 195.169 atuam nessa área.
Promoção de vendas e setores ligados à beleza e bem-estar completam a lista dos tipos de negócios que mais movimentaram o empreendedorismo nacional. O resultado corrobora o que mercado já vem mostrando como tendência.
Para este ano, por exemplo, o setor de franquias aposta nos segmentos de alimentação, saúde, beleza e bem-estar e seguros como os principais gerados de renda para empreendedores.
Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Mobile commerce é a principal tendência para o comércio virtual em 2023
NRF 2023 fala de varejo cada vez mais tecnológico e centrado no ser humano
Conteúdo Relacionado

Rótulos de produtos de higiene e cuidado pessoal terão composição em português
30.março
A partir de 1º de novembro, produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes começarão a ter rótulos com a composição descrita em português. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevê que o fabricante opte por colocar o texto no rótulo ou indicar em endereço eletrônico por meio de link ou QR Code […]

Setor de produtos de limpeza deve continuar crescendo em 2023
28.março
Considerado o 5º mercado mundial para produtos de limpeza, o Brasil deve seguir registrando crescimento no setor em 2023. É o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla). O setor, conforme a entidade, movimenta cerca de R$ 32 bilhões por […]

Aprenda os tipos de feedback e torne essa conduta um hábito na empresa
21.março
Muitas vezes, o feedback só é lembrado quando um problema surge na empresa. É o funcionário que sempre atrasa ou trabalho entregue com problemas ou fora do prazo. Além disso, a falha em algum processo que trouxe prejuízo para os negócios, por exemplo. Essa ferramenta é importante para o gerenciamento de qualquer empreendimento. Por isso, […]