A estação mais quente do ano chegou. Com ela, estão excelentes oportunidades para o varejo, especialmente supermercados e farmácias. Além de ter as temperaturas mais elevadas, o verão coincide com festas, férias e recessos. Portanto, esse é o momento de apostar em boas campanhas de divulgação do PDV.

De acordo com a Farmarcas, um estudo da Johnson e Johnson mostra que as vendas de verão ficam quase 30% acima da média durante o verão. Diariamente, a comercialização de produtos é até cinco vezes maior. O estudo também mostrou que, na temporada de verão em 2021, a categoria protetor solar teve aumento de 7,1% em valor e 3,4% em volume.

Verão em alta nas farmácias

A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) destaca em sua página o que está em alta no verão das farmácias. A instituição recomenda, por exemplo, reforço no estoque de protetores, repelentes e dermocosméticos.

Nesse segmento, o consumidor deve ser estimulado por meio de gôndolas com produtos bem visíveis e material visual, como faixas e banners, que informem sobre a importância dos itens. Adotar cuidados especiais nessa época é uma maneira de melhorar a saúde e combater o envelhecimento precoce da pele.

Maior variedade nos supermercados

Nos supermercados, esses itens também podem estar em destaque. Uma sugestão é criar ilhas apenas para os cuidados com saúde da pele no verão. Contudo, o segmento supermercadista tem tudo para ir além.

No verão, o consumo de líquidos e frutas é bem-vindo e deve ser estimulado. Água de diferentes qualidades e tipos, isotônicos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas que oferecem refrescância estão entre os principais produtos.

Sendo a estação naturalmente um convite ao convívio e às viagens, ventiladores, climatizadores, temperos, sorvetes, iogurtes, gelo, queijos, shampoos, hidratantes também não podem faltar. A variedade do mix é enorme.

Na edição de novembro, a revista da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) fala de uma importante estratégia de venda no período: a disposição próximo da saída de produtos com maior fluxo de venda. O objetivo é facilitar a rotina do consumidor mais predispostos a ambientes abertos.

Mais uma sugestão: investir no conceito de drinks e coquetéis. Embora nem sempre seja viável ter nos supermercados esse tipo de bebida pronta, o segmento tem como alternativa a venda de itens para o preparo.

Como mostramos aqui no Vitrine do Varejo, o gim é um destilado que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. O supermercadista tem, portanto, a opção de comercializar apenas a bebida ou montar combos que complementem o produto, como especiarias e água tônica.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Mais saúde e praticidade: o que esperar do varejo alimentar para 2023
Varejo pode ampliar ganhos com popularidade cada vez maior do gim

Conteúdo Relacionado

inverno-cha
Varejo Alimentar

Inverno movimenta vendas em supermercados e farmácias

14.junho

A chegada da estação mais fria do ano é também sinônimo de oportunidades para o varejo nacional. Além do setor de vestuário, que deve movimentar quase R$ 14 bilhões nesta temporada, os supermercados e farmácias também devem se beneficiar da economia de inverno. Com início em 21 de junho e término em 22 de setembro, […]

mundo-digital
News

Mundo digital atrai mais consumidores durante a pandemia

06.agosto

Que a tecnologia faz parte do cotidiano do brasileiro todo mundo já sabe. As locadoras deram espaço aos serviços de streaming, os orelhões estão quase extintos com a chegada dos aparelhos celulares, e outros segmentos da economia estão se adaptando cada vez mais para esse mundo digital. A pandemia de Covid-19 foi mais um incentivo […]

reclame aqui 2022
News

Martins é finalista em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022

07.setembro

Prestes a completar 69 anos de história, o Sistema Martins acaba de ser indicado para uma das mais importantes premiações do país sobre relacionamento com o cliente. O maior atacado brasileiro é finalista em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022, que avalia a reputação e eficiência no atendimento de empresas nacionais. Com o Martins […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *