A forma como a Inteligência Artificial (IA) vem moldando o varejo não tem precedentes. Um exemplo disso é o ChatGPT, uma nova tecnologia de chatbot (robô virtual), muito mais avançada, e que tem sido bastante utilizada no varejo. 

A ferramenta é nova, mas impressiona com a agilidade para responder praticamente todas as perguntas dos usuários em tempo real e produzir textos como se tivessem sido redigidos por humanos. 

O ChatGPT foi criado por um laboratório de pesquisas de IA norte-americano chamado Open AI. O nome é a sigla para“Generative Pre-Trained Transformer”. Se traduzido ao pé da letra para o português, o termo significa “Transformador pré-treinado generativo”.  

De acordo com a empresa desenvolvedora, o chatGPT foi treinado com 45 Terabytes de textos até 2021. 

Com o uso de IA e aprendizagem de máquina (machine learning), o robô usa a linguagem escrita para criar textos e responder praticamente tudo o que é questionado a ele.  

Isso quer dizer que a plataforma foi criada para realizar inúmeras tarefas como escrever simples textos a até criar códigos de programação de computador ou ainda traçar boas estratégias de venda para um determinado negócio. Por isso, a ferramenta pode se consolidar como um braço importante no varejo. 

Conforme comentou a analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil, Cristina Araújo, a plataforma trará grandes avanços para os pequenos varejistas, reduzindo custos estratégicos e operacionais. 

“Suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos”, comentou a analista.  

ChatGPT na prática

O comércio pode aproveitar a nova tecnologia de várias formas. O Sebrae elencou algumas principais. Veja:

  • Atendimento ao cliente para responder perguntas frequentes sobre produtos 
  • Marketing para envio de mensagens personalizadas ou criação de brainstorming de ideias 
  • O assistente virtual também pode ser usado para automatização de processos internos da loja, como agendamento de compras 
  • Automatização das vendas pelos canais online 

Além disso, a ferramenta pode ser muito eficaz para fazer atendimentos fora do horário de funcionamento da loja. Isso porque com o ChatGPT o cliente tem atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.  

O suporte em tempo integral, com respostas rápidas e solucionáveis, pode garantir a satisfação do cliente e melhorar ainda mais a experiência de consumo.  

O chatbot também consegue fazer recomendações de produtos com base na experiência de compra anterior do cliente, aumentando assim as vendas do varejo.  

Ah! Importante ressaltar que essa inteligência artificial pode ser também integrada como outros softwares como o Word, Bing e até o WhatsApp Business.  

Quer ter uma ideia melhor do ChatGPT?

O sistema pode ser acessado virtualmente de forma simples. É só acessar a página do chat da OpenAI pelo navegador do computador, tablet ou smartphone. Em seguida, é necessário fazer o login com uma conta Google ou Microsoft. 

O acesso à ferramenta por e enquanto gratuito. Embora a interface seja toda programada em inglês, basta fazer a pergunta ou o comando que deseja em português, dentro da caixa de texto, que o robô vai responder também em português.  

Leia também:

Pronampe: Lojistas têm 6 anos para quitar empréstimo
Pix bate novo recorde de transações em apenas um mês

Conteúdo Relacionado

umv-tech-2022
News

UMV Tech 2022 reúne varejistas de todo país para falar sobre tecnologia

15.julho

Durante mais de quatro horas, varejistas de todo o país participaram de palestras sobre o uso de tecnologia no setor no UMV Tech 2022. O evento, organizado pela Universidade Martins do Varejo (UMV), foi 100% online e transmitido pelo canal da UMV no Youtube nesta quarta-feira (13). Os trabalhos foram abertos pelo diretor comercial do […]

canais-digitais
News

Canais digitais: pesquisa mostra importância da integração entre físico e online

22.junho

Mesmo com o retorno às atividades presenciais, os canais digitais estão cada vez mais fortalecidos junto ao consumidor. No entanto, conforme estudo da TOTVS, a maior fonte de receita do varejo ainda se concentra nas lojas físicas. Para a empresa de tecnologia, o dado reforça a importância da integração dos canais on e off para […]

tecnologia-5g
News

Tecnologia 5G promete inovações e lucro para o varejo

06.dezembro

O recente leilão do 5G está deixando o mercado brasileiro agitado. Isso porque a nova geração de internet móvel promete ser importante para a transformação da economia. Conforme levantamento da Nokia e Omdia, somente o varejo deve faturar R$ 88 bilhões até 2035 com a tecnologia 5G. Até 100 vezes mais rápida do que o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *