
A estratégia não é nova, mas tem se tornado cada vez mais atrativa para o consumidor. Conforme o site Cupomania, o cashback movimentou R$ 10 bilhões em 2021 no Brasil. Apenas na semana do Dia dos Pais deste ano, o uso da modalidade cresceu 80%.
No momento em que economizar se tornou a palavra de ordem para grande parte da população, a possibilidade de receber de volta um percentual do dinheiro investido em produtos ou serviços ganhou destaque. De acordo com dados da pesquisa Opinion Box e Panorama Mobil Time, 52% das pessoas que compram por aplicativos definem o cashback como a melhor funcionalidade.
Para o varejo, fica a oportunidade de se ampliar os meios de atrair e manter os clientes. O recurso virou um aliado para agradar o público e aumentar as chances de garantir a continuidade de lucro a longo prazo.
Como usar o cashback a seu favor
De origem do inglês, cashback significa literalmente “dinheiro de volta”. No entanto, não deve ser tratado como desconto. O recurso é mais como uma recompensa: só após pagar o valor total do produto ou serviço é que o consumidor recebe o benefício.
E não existe apenas uma maneira de se devolver esse dinheiro. De fato, um dos modelos prevê o débito do valor na conta do cliente. Porém, pode-se ainda depositar o dinheiro em carteiras digitais e programas de recompensa ou mesmo permitir que o valor seja usado em futuras compras na loja.
Seja qual for a modalidade escolhida, é preciso deixar bem claro para o consumidor quais são as regras. Além disso, o varejista deve analisar a forma de oferecer o benefício conforme a estratégia de trabalho.
BEM para varejistas
No Sistema Martins, por exemplo, a ferramenta de cashback é o Benefícios Exclusivos Martins (BEM). Esse é o primeiro programa de relacionamento do atacado nacional. Com ele, o varejista que compra pelo portal Martins Atacado ou pelo aplicativo Martins Atacado Online acumula créditos.
O BEM pode ser utilizado tanto na compra de estoque quanto em serviços oferecidos pelo sistema, como projetos de modernização da loja, consultorias e treinamentos. Ou seja, a cada compra, o cliente recebe créditos que podem ser utilizados para obter descontos em qualquer produto ou serviço adquirido no futuro.
Além do mais, o varejista pode escolher entre utilizar o saldo total ou parcial. Há ainda dois formatos de cashback: o por pedido e o de campanha.
No cashback por pedido, válido apenas pelo aplicativo Martins Atacado Online, o cliente ganha dinheiro de volta ao atingir a meta de compra estabelecida. Por isso, é importante estar atento à mecânica de cada benefício.
Já o cashback campanha é disponibilizado tanto no portal quanto no aplicativo. Nesse caso, é estabelecido um período de vigência para se obter o recurso.
Como se vê, o tal do “dinheiro de volta” abre inúmeras possibilidades para o varejo. Portanto, pesquise e escolha aquele que fará mais sentido para o seu empreendimento.
No blog Fala Mart, também tem um conteúdo completo sobre o tema e você pode conhecer mais sobre o BEM e a ferramenta de cashback como um todo.
Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Pet care é mercado de oportunidades para o varejo
Smart Day 2022: mega encontro de varejistas filiados está de volta
Conteúdo Relacionado

Festa junina 2023: vai começar o arraial de vendas!
30.maio
Uma dos períodos mais deliciosos do ano está ON! É época da festa junina 2023 e o momento para colocar em prática as ações de vendas para o período de comidas e bebidas típicas da cultura caipira. A novidade deste ano é que, por lei, a celebração das festas juninas passou a ser reconhecida como […]

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]

Dia dos Namorados 2023: categorias e produtos mais vendidos para a data
16.maio
O Dia dos Namorados 2023 é uma data muito especial para o comércio brasileiro. Só o e-commerce faturou mais de R$ 6,5 bilhões no ano passado. Ou seja, é uma data impossível de ignorar. A data neste ano cairá numa segunda-feira. O ideal é que o varejista comece a planejar a campanha de Dia dos […]