O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou novas medidas para o mercado de cartão de crédito, que passam a valer a partir de 1º de junho.

Entre elas está o fim da regra que fixou o pagamento mínimo das faturas em 15% do valor total. A partir de agora, cada banco ou empresa (lojistas e empresas de seguro que também emitem cartões) poderá definir um percentual de pagamento mínimo. De acordo com o perfil do cliente e de relacionamento com a instituição.

 

Mudanças nas taxas de juros

Outra mudança é o fim da cobrança de duas taxas de juros diferentes para quem deixa de pagar a fatura total: a do rotativo “regular” e a do rotativo “não regular”.

Os juros do rotativo regular, mais baixos, são cobrados daqueles clientes que quitam pelo menos o pagamento mínimo de uma fatura. Atualmente é de 15%. Já os juros do rotativo não regular, mais altos, são aplicados pelos bancos àqueles clientes que pagam menos que o mínimo ou não pagam a fatura. Consequentemente, ficam inadimplentes.

No mês de março, de acordo com o Banco Central, a taxa média do rotativo regular foi de 10,8% ao mês e, a do rotativo não regular, de 14,3% ao mês.

Com a recomendação do CMN, os bancos poderão cobrar apenas uma taxa, a do rotativo regular, definida em contrato. Em caso de inadimplência, o conselho autorizou ainda a aplicação de juros de mora e multa.

Essas determinações ocorrem um ano após o governo divulgar as primeiras mudanças nas regras para uso dos cartões. Na época, a principal medida foi o fim da possibilidade de os consumidores pagarem o valor mínimo das faturas por vários meses seguidos.

Desde então, é possível entrar no rotativo apenas em um mês. No mês seguinte, a pessoa é obrigada a pagar o saldo total da fatura. Caso não consiga, o banco é obrigado a oferecer a ela o parcelamento do débito em linhas de crédito com juros mais baixos que os do cartão.

Conteúdo Relacionado

twitter
News

Twitter: 6 motivos para criar um perfil para sua loja

15.julho

  O Twitter é uma das redes que mais resistem ao tempo e virou fonte de informação para centenas de milhões de usuários que acessam suas contas, diariamente, para saber o que está acontecendo no mundo e em tempo real. Também se tornou um canal importante para compartilhamento de informações entre empresas e clientes em […]

News

Marketing digital: Tendências para acertar nas campanhas

28.junho

  Quando uma empresa incorpora o marketing digital em seus investimentos é notório o resultado revertido em vendas e visibilidade. Estima-se que 3,5 bilhões de pessoas usam regularmente a internet hoje, com uma expectativa de 4,6 bilhões até 2022. Os lojistas precisam reconhecer que o consumidor está cada vez mais presente na internet e usufruir […]

News

Iluminação da loja: como ela impacta nas suas vendas

24.junho

A iluminação é uma função tão básica da loja que a maior parte dos lojistas não se preocupa em projetar suas lâmpadas para trabalhar em prol do aumento de suas vendas. Aliás, você sabia que a iluminação de loja é um dos principais motivos pelo qual o cliente entra da sua loja? A disposição correta […]

Um comentário em “Cartão de crédito: o que muda com as novas regras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *