
O Carnaval 2023 está cada vez mais perto e gera boas oportunidades para o varejo. Com a perspectiva de feriado prolongado e o turismo aquecido, uma das maiores festas nacionais deve gerar um faturamento 27% maior do que em 2022, especialmente para o setor de turismo.
Conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC), estima-se que o Carnaval 2023 movimente mais de R$ 8 bilhões. O valor ainda é menor do que o registrado em 2020, quando teve início da pandemia de Covid-19.
Os juros altos e o endividamento das famílias estariam por trás do desempenho. Mas, com as estratégias certas, o varejo pode se manter relevante no período. Afinal, é o primeiro carnaval após uma longa fase de restrições sanitárias.
Margem de lucro e atração de clientes
O Carnaval 2023 cai no dia 21 de fevereiro. Entretanto, as duas semanas que antecipam a celebração também podem resultar em bons negócios. Afinal, o que não falta pelo país é festa preparativa.
Para o gerente do Sebrae, Enio Pinto, quem souber aproveitar a experiência dos últimos eventos do ano passado, terá uma chance extra de aumentar os lucros. No último trimestre de 2022, o comércio nacional passou por um pacote de sazões (Copa do Mundo, eleições, Halloween, Natal e Réveillon).
O especialista elenca cinco passos principais que podem resultar em boas vendas nesse período: investimento em marketing digital, negociação com fornecedores, treinamento da equipe para atendimento em larga escala, decoração do ponto de venda e busca por parcerias externas. Essas dicas vão ajudar o empreendedor a conseguir boas margens de lucro e tornar o PDV mais atrativo para os clientes.
Carnaval 2023 x Tendências dos foliões
É também preciso estar de olho nas tendências de consumo. Por exemplo, em 2020, cervejas e destilados estavam entre as bebidas preferidas dos foliões. Em 2023, o gim é o destilado que chega com forte adesão junto aos consumidores brasileiros devido à sua versatilidade de combinações e frescor.
Para a oferta de fantasias e acessórios, as interações nas redes sociais são um importante indicador. Vale observar séries, filmes, novelas e personagens em alta. Isso sem esquecer os memes e fantasias clássicas, como de super heróis e personagens mágicos.
Investir em produtos personalizados é outra boa pedida para o Carnaval 2023. Canecas, copos, os famosos abadás e diversos acessórios se tornam particularmente atrativos nessa época.
Além disso, o grande uso de maquiagem que tanto combina com a folia também pede cuidado redobrado com a pele, o que viabiliza campanhas envolvendo protetor solar, demaquilantes e hidratantes, entre outros tipos de cosméticos.
Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Produtos frescos nas gôndolas garantem boas vendas ao varejo
Cresce venda de chocolates para consumo fora de casa
Conteúdo Relacionado

Setor de produtos de limpeza deve continuar crescendo em 2023
28.março
Considerado o 5º mercado mundial para produtos de limpeza, o Brasil deve seguir registrando crescimento no setor em 2023. É o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla). O setor, conforme a entidade, movimenta cerca de R$ 32 bilhões por […]

Aprenda os tipos de feedback e torne essa conduta um hábito na empresa
21.março
Muitas vezes, o feedback só é lembrado quando um problema surge na empresa. É o funcionário que sempre atrasa ou trabalho entregue com problemas ou fora do prazo. Além disso, a falha em algum processo que trouxe prejuízo para os negócios, por exemplo. Essa ferramenta é importante para o gerenciamento de qualquer empreendimento. Por isso, […]

NRF 2023 fala de varejo cada vez mais tecnológico e centrado no ser humano
07.fevereiro
Estar de olho nas vivências dos consumidores enquanto oferece uma experiência de compra cada vez mais tecnológica: esse é o futuro do varejo. Pelo menos é o que mostrou a edição deste ano do National Retail Federation (NRF 2023), evento que reúne anualmente varejistas de todo o mundo em Nova York (EUA). Neste ano, o […]