As festas de carnaval estão suspensas neste ano por causa da pandemia. A tradicional comemoração brasileira com desfiles, blocos e multidões se arrastando pelas ruas vai dar lugar a uma nova perspectiva.

Embora a data nunca tenha sido considerada feriado, Estados e Municípios colocavam em seu calendário anual como ponto facultativo. Ocorre que muitos já começaram a se manifestar sobre o expediente regular, já que não haverá festa. Aí cabe ao comércio se flexibilizar ou não.

De toda forma, muitos brasileiros podem aproveitar o período de carnaval, a começar pelo final de semana do dia 12 de fevereiro, para reunir com amigos ou a família, em casa mesmo, para não deixar a data passar em branco. Se por um lado não tem folia para o consumidor, para o supermercado pode ser uma ótima oportunidade.

Itens para churrascos, bebidas em geral, cuidados pessoais e outras categorias que geralmente teriam maior saída para a data sazonal, continuam em evidência para atender a essas necessidades.

Além disso, é preciso lembrar que estamos no verão e a ida a chácaras, ranchos e outros locais para o descanso em família acentuou demais durante a pandemia.

  • Clique aqui e leia mais sobre as oportunidades para o carnaval deste ano

Vendas em alta mesmo sem folia do carnaval

As compras para as viagens seguem em alta e se sobressai o lojista que está atento a essas questões. Uma boa dica é apostar em uma decoração, ainda que mais modesta, bem carnavalesca para lembrar simbolicamente o consumidor sobre a data.

Ou ainda fazer algumas ações promocionais para estimular a venda de produtos da época. Divulgue os produtos e as ofertas nos canais digitais do supermercado.

Atente-se ao mix

A categoria de bebidas em geral com certeza não vai faltar no carrinho de compras do seu cliente. Dê aquela incrementada no estoque do supermercado não apenas com bebidas alcoólicas, mas água, refrigerantes, sucos, água de coco e bebidas energéticas.

Alimentos para preparar refeições e lanches rápidos como pães de forma e frios também merecem uma atenção maior, bem como os snacks e salgadinhos para a criançada forrar o estômago até esperar as refeições principais.

Agora, o churrasco é de lei! Aposte nos variados tipos de carnes para assar e os alimentos para acompanhamento: arroz, feijão, pão de alho e os ingredientes para aquele vinagrete delicioso.

Sal grosso, álcool e carvão também! Aproveite para disponibilizar aquele cantinho do churrasco em um setor do supermercado para facilitar as compras dos clientes. Cabe ainda expor jogos de copos e facas para cortes especiais.

Ah! Já que a tendência é que muitas pessoas procurem pelo descanso da área rural, protetor solar, repelentes e produtos para os cuidados com a pele e cabelos também costumam ter boa procura no período.

Bom carnaval e boas vendas!

Quer receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão? Assine nossa newsletter.

Leia também:

Já pensou em um cantinho de materiais de construção no supermercado?
Produtos de skincare impulsionam vendas em supermercados e farmácias

Conteúdo Relacionado

carnaval varejo 2020
Varejo Alimentar

Carnaval: ações que te ajudam a vender mais

16.janeiro

“Ô abre alas, que eu quero passar!”. E o tempo está passando como nunca. Já parou para pensar que o ano mal começou e em instantes a folia que o brasileiro tanto ama vai chegar? A terça-feira de Carnaval dará no dia 25 de fevereiro e os lojistas têm pouco mais de um mês para […]

sortimento-do-mix
Varejo Alimentar

Pandemia acende alerta para revisão de sortimento do mix da loja

26.fevereiro

O novo comportamento do consumidor em plena pandemia alterou completamente a forma como o varejo vinha lidando com o público. Essas mudanças também passaram a forçar o varejista a remodelar, mais uma vez, o próprio negócio. Mas há algo que precisa ser revisto e incluído neste novo plano de estratégias: o sortimento do mix. É […]

Closeup of calendar page
Varejo Alimentar

Baixe de graça o calendário sazonal e se prepare para as datas mais importantes do ano

19.fevereiro

Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal. A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *