As campanhas sazonais do 2º semestre devem ajudar o varejo a fechar o ano no azul. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), estima-se que as vendas crescerão até 12% no comparativo com os seis primeiros meses de 2022.

Dia dos Pais, Copa do Mundo, Dia das Crianças, Black Friday e Natal são algumas das campanhas sazonais fortes. Para o e-commerce esportivo, por exemplo, os próximos meses podem responder por mais da metade do faturamento projetado para todo o ano.

Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), espera-se que as vendas cheguem a R$ 91,5 bilhões. Dessa forma, o ano para o setor deve encerrar em R$ 165 bilhões.

À CNN, o presidente da ABV, Luís Gustavo Santos e Silva, disse que o resultado ainda é tímido, mas também mostra a resiliência do varejo “Precisamos levar em consideração a queda do poder de compra do brasileiro com a inflação”, observou. “O varejo, se adaptando ao ‘novo normal’, irá colher estes frutos num futuro próximo.”

Para a Abcomm, o varejista precisa ficar atento à alta de juros e do frete, devido ao impacto direto no consumo. Já a ABV considera que o atendimento à mudança de hábitos dos clientes vai ajudar os comerciantes a superarem os desafios.

Além das apostas nas campanhas sazonais, Luís Gustavo avalia que é preciso minimizar riscos e perdas e investir em tecnologia para melhorar a experiência do cliente. “São transformações que já estão em curso e consideradas importantes para retomada da atividade.”

Móveis e eletrodomésticos têm estado à frente do mercado

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo aumentaram 2,3% no 1º quadrimestre do ano. No comparativo entre abril e março, móveis e eletrodomésticos concentraram o maior volume de vendas (2,3%).

O segmento de tecidos, vestuário e calçados ficou em segundo lugar em volume de vendas, com crescimento de 1,7%. Na sequência, estão os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 0,4% em produtos comercializados.

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler sobre o UMV Tech 2022, evento online e gratuito sobre tecnologia no varejo que a Universidade Martins do Varejo (UMV) realiza nesta quarta-feira (13). As inscrições estão abertas.

Assine também a nossa newsletter!

Leia também:

Fique por dentro das datas comemorativas de julho para promover vendas
UMV se fortalece como plataforma de múltiplas soluções e tecnologia para o varejo

Conteúdo Relacionado

Christmas gift box and supermarket cart
News

Índice aponta crescimento de 8,8% nas vendas de Natal em lojas físicas

07.janeiro

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo varejo em 2021, o Natal trouxe incremento nas vendas. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as lojas físicas tiveram um crescimento de 8,8%. O ICVA concluiu o relatório com base em dados de 1,3 milhão de varejistas credenciados pela Cielo no país. Esse público está […]

telegram-nos-negocios
News

Telegram ganha força e pode ser mais um aliado nos negócios

23.janeiro

No início dos anos 2000, uma das formas de trocar mensagens via celular era através de torpedos SMS. Novas tecnologias foram surgindo e hoje os meios mais conhecidos e usados são o Whatsapp e o russo Telegram, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo mundo. Na semana passada, o Whatsapp, que pertence ao […]

pix
News

PIX: uma nova perspectiva de pagamento no varejo

17.setembro

Prevista para entrar em atividade no dia 16 de novembro, mas já com cadastro disponível a partir do próximo mês, a ferramenta PIX promete facilitar as transações para pagamentos no Brasil. O que poderá beneficiar diretamente a relação consumidor versus varejo. O sistema brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central, vai permitir a realização de transferências monetárias […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *