A chegada de dezembro vai além das festas de fim de ano para o varejo nacional. O último mês de 2022 também é ocasião para se cuidar do planejamento e das compras para janeiro de 2023. Por isso, o Calendário Varejo, organizado pela Universidade Martins do Varejo (UMV), é o grande aliado dos lojistas em mais essa etapa.

O material, que pode ser baixado gratuitamente aqui, apresenta orientações específicas aos varejos alimentar, de materiais de construção, agroveterinário, eletro e de farmácia. O Calendário Varejo 2022 ainda conta com um link exclusivo, e separado por setor, para o mix dezembro Martins. Assim, é possível conferir produtos e ofertas do Martins Atacado Online.

Sazonalidades

Sem dúvida, as grandes sazões de dezembro são o Natal e as celebrações pelo Ano Novo. Em ambos os casos, é importante que o varejista invista em um layout de loja personalizado, destacando produtos que façam sentido para o consumidor nessas datas.

Os lojistas também não podem esquecer as redes sociais, que merecem o mesmo cuidado exigido no PDV. Outra orientação é utilizar o período como oportunidade de estreitar a relação com os clientes, aproveitando especialmente o pós-venda para desejar feliz natal e boas festas e renovar os votos de parceria para 2023.

Mas há sazões menores que podem valer o investimento. No setor de farmácia, os lojistas podem apoiar o Dezembro Laranja, período no qual se destacam campanhas de prevenção ao câncer de pele.

Unindo os PDVs físico e virtual, o varejo farma deve trabalhar a prestação de serviço por meio da disseminação de informações sobre o tema. Ao mesmo tempo, reforça-se a divulgação de produtos relacionados, como protetores solar corporal e facial.

Em dezembro, mais precisamente no dia 21, tem início o verão. A nova estação é outra sazão que deve ser lembrada e bem utilizada pelo comércio. Além dos protetores solar, bebidas, hidratantes, repelentes, carrapaticidas, ventiladores, umidificadores e aparelhos de ar-condicionado são alguns dos itens com boa saída em todos os segmentos.

No varejo agroveterinário, há ainda o Dia Mundial do Solo (celebrado em 5 de dezembro). Além disso, o Dia da Extensão Rural no Brasil (6 dezembro). Aqui, conhecimento e vitrine bem abastecida com produtos estratégicos têm grandes chances de serem convertidos em vendas.

Planejamento

Dia 20 de dezembro é a data limite indicada pela UMV para o planejamento das lojas com foco em 2023. É hora de fazer um balanço, não só das contas, mas de toda a experiência de vendas vivenciada em 2022.

É preciso avaliar o que funcionou e os pontos que podem ser melhorados. Momento também de renovar o estoque.

Quem é cliente Martins já sabe que encontra no atacadista toda a segurança e qualidade de que precisa para abastecer as gôndolas. Além do mais, tem chance de ganhar um grande presente: é que está rolando a promoção Copa Martins 2022. Por meio dela, são sorteados créditos BEM.

O BEM é o primeiro programa de relacionamento do atacado nacional e funciona na modalidade de cashback. Ou seja, conforme critérios disponíveis no marketplace do Martins, é possível receber parte do dinheiro de volta em forma de crédito para futuras compras.

Já a Copa Martins 2022 é uma promoção exclusiva para clientes do atacadista que adquirirem produtos até 31 de dezembro. Por mês, são sorteados números com base na loteria federal. Confira aqui o regulamento.

Clique aqui e baixe gratuitamente o Calendário Varejo 2022 do seu segmento de atuação.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

PIX se torna o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro
Varejo deve reforçar estratégias para capitalizar chegada do 13º salário

Conteúdo Relacionado

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

Calendar
News

Primavera e chuvas marcam Calendário do Varejo de setembro

02.setembro

Com a chegada de setembro, novas oportunidades de campanhas se abrem para o varejo. Entre as sazões mais importantes estão a mudança de estação para primavera e o início da temporada de chuvas. Mas há outras datas que podem ser bem aproveitadas no comércio e, como sempre, no Calendário Varejo 2022, há estratégias para todos […]

datas comemorativas de junho
News

Datas comemorativas de junho: confira as sugestões e impulsione as vendas

07.junho

Junho chegou e o varejo nacional tem boas expectativas de literalmente aquecer as vendas no mês. Em grande parte do país, as festas juninas retornaram ao ambiente presencial. Isso sem falar no Dia dos Namorados, que já movimenta o comércio desde meados de maio, e a maior movimentação de consumidores nas lojas físicas. Vamos falar, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *