Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal.

A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a movimentar o negócio. Datas como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal marcam o “momento de glória” de grande parte dos varejistas.

Essas, sem sombra de dúvidas, são as principais datas para o comércio, mas existem muitos outros períodos sazonais que acabam passando despercebidos pelos varejistas. O que quer dizer que são mais oportunidades de venda sendo descartadas.

É por isso que o calendário sazonal é importante para orientar os lojistas, desde a data de compra, o que comprar, e como organizar os produtos sazonais para atrair mais clientes.

Entendendo o calendário sazonal

O calendário sazonal, também chamado de promocional, geralmente é feito específico para cada segmento, com todas as oportunidades de venda possíveis para aquele setor.

No varejo para materiais de construção, por exemplo, o período chuvoso, que segue até março, acaba gerando infiltrações e outros danos estruturais nos imóveis. Por outro lado, faz crescer a procura de produtos como impermeabilizantes e lonas.

As categorias de colas e fitas adesivas também passam a receber maior atenção por causa das atividades escolares voltando aos poucos.

No varejo de farmácia as oportunidades são inúmeras também. Com as diversas datas anuais voltadas à prevenção e conscientização de doenças, as lojas conseguem explorar bastante as vendas. Só no mês de março, há pelo menos três datas importantes: o Dia Mundial da Saúde Bucal (20), Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24) e Dia da Saúde e da Nutrição (31). Bons períodos para estimular a venda de produtos voltados para cuidados e prevenção de enfermidades.

Ainda falando em março, o setor supermercadista consegue aproveitar muito bem o Dia Internacional da Mulher, com ações direcionadas ao público feminino, e também o Dia do Consumidor (15).

Esses são alguns exemplos de datas, que se bem trabalhadas o ano todo rendem bons resultados para cada segmento.

Vantagens para a loja

O calendário sazonal orienta sobre a data para comprar, qual mix comprar, o período para iniciar a decoração temática e quando desmontá-la.

Dessa forma, o lojista consegue se programar melhor e antecipar as estratégias focadas nas vendas. E o mais interessante é que cada varejista pode montar seu próprio calendário promocional, com base no perfil dos clientes.

Para ajudar nesse planejamento, a Universidade Martins do Varejo (UMV) disponibiliza calendários sazonais dos segmentos de supermercado, materiais de construção e farmácia.

Clique aqui e faça seu cadastro para baixá-los de forma gratuita. Isso mesmo, sem custo algum e vem com tudo que você precisa para programar as principais datas promocionais do varejo de 2021.

Aproveite para se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos em primeira mão!

Leia também:

Varejo alimentar comemora alta de olho nas tendências de 2021
Mercado de construção: tendências e perspectivas para 2021

Conteúdo Relacionado

skincare-supermercado-e-farmacia
Varejo Alimentar

Produtos de skincare impulsionam vendas em supermercados e farmácias

28.janeiro

Cuidar da pele e do rosto está entre as principais necessidades do consumidor. Não apenas por uma simples questão estética. As pessoas passaram a se preocupar mais com esses cuidados e colocaram o hábito na listinha de “vida saudável”. O varejo, por sua vez, passou a lucrar bastante com esse movimento conhecido por skincare, que […]

cerveja-premium
Varejo Alimentar

Cresce a participação de cerveja premium no mercado

29.setembro

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, conforme estudo da Euromonitor Internacional, divulgado pelo G1. Em 2020 foram consumidos mais de 13,3 bilhões de litros da bebida, a maior quantidade desde 2014, e a projeção é que em 2021 chegue a 13,67 bilhões. Os números também são favoráveis para a […]

Color palette
Varejo Alimentar

Mercado de esmaltes cresce quase 9% no primeiro quadrimestre

03.agosto

Fazer as unhas está entre as atividades rotineiras de milhões de brasileiras. Apesar do mercado de esmaltes também ter sido afetado com a crise gerada pela Covid-19, esse ano já dá sinais de recuperação. No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de esmaltes cresceu 8,7% em relação ao mesmo período de 2020. Os números positivos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *