Ter um aplicativo para vendas e promoções dos itens de supermercado passou há tempos da hora de ser uma necessidade do mercado varejista. Uma pesquisa desenvolvida pelo Ibope Conecta, no último mês de abril, revelou que 26% das pessoas que acessam a internet contam com pelo menos um aplicativo de desconto instalado no celular.

Desses consumidores, 71% responderam terem baixado ao menos um aplicativo de supermercado. A estimativa é 15 pontos percentuais maior do que o percentual aferido na pesquisa do ano passado, quando 56% das pessoas responderam ter apps de supermercado. O estudo comprova o quanto estar online é importante para impactar nas vendas.

Ainda segundo o levantamento, os internautas que souberam do app na própria loja somam 51% e os que baixaram por conta própria são hoje 13%. Há ainda aquelas que tiveram conhecimento da plataforma online por meio de propagandas em sites ou redes sociais.

Por outro lado, a satisfação dos usuários com esses aplicativos caiu de 46% para 41%. Sendo que 42% dos entrevistados responderam que as ferramentas podem melhorar e oferecer mais benefícios e ofertas exclusivas para os clientes. Inclusive, outros 14% disseram que esperavam ofertas melhores pelos apps.

 

Prós e contras

Entre os quesitos mais importantes de um app de supermercado estão a facilidade de navegação (54%), contar com um programa de fidelidade do cliente (19%), não ocupar muita memória do dispositivo móvel (19%) e não consumir dados durante a utilização da plataforma (7%).

Já as razões que levam os consumidores a apagarem um app de supermercado do celular são não ter ofertas ou poucos benefícios oferecidos, não funcionar bem e ocupar muita memória do celular.

Mas 90% dos internautas que possuem um app dessa natureza informaram que já foram fazer a compra de um produto após ter recebido a oferta no aplicativo, sendo que 63% foram mais de uma vez.

O Ibope Conecta ainda trouxe o dado na pesquisa de que 77% dos clientes verificam as ofertas no aplicativo antes de ir ao ponto de venda efetuar a compra. Esse comportamento pode ser um indicativo de que o shopper tem usado os apps para auxiliar na programação das compras e já chega ao supermercado sabendo exatamente o que deve procurar naquele dia em específico.

 

Dicas de Leitura

Marketplace é principal plataforma para o varejo online

Promoções online fazem toda a diferença na escolha do consumidor

Conteúdo Relacionado

Dia das crianças
Varejo Alimentar

Dia das Crianças: É hora de preparar a loja, como está a sua?

04.setembro

Existe sensação melhor que a de esperar pelas vendas de uma data importante com sua loja totalmente preparada? O mês de outubro já bate à porta e com ele chega o Dia das Crianças, uma das datas sazonais mais expressivas para as vendas durante o segundo semestre. Mas se você ainda não está em dia, […]

tecnologia
varejo

Tecnologia marca avanços do varejo: De olho no mercado

26.agosto

A grande peça-chave do mercado está no uso das novas tecnologias, para perceber isso basta fazer um compilado das principais notícias veiculadas sobre o varejo nas últimas semanas. Chegamos em um patamar onde não dá para ignorar que os avanços das plataformas digitais estão diretamente ligados aos resultados positivos do mercado varejista. Utilizar a tecnologia […]

comunicação
varejo

Comunicação da sua loja: 6 dicas para melhorá-la

21.agosto

O sucesso nas vendas nunca está relacionado apenas ao lucro ou a quantidade de itens vendidos. A loja precisa ter uma comunicação assertiva para poder atrair a atenção dos clientes, bom relacionamento com o público, fornecedores e se destacar dos concorrentes. A comunicação vai desde ações de publicidade até a mudança no ambiente da loja […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *