Conforme o Sebrae, 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte fecham as portas nos cinco primeiros anos de atuação. Por trás dessa alta taxa de mortalidade está, muitas vezes, a falta de gestão, impactada pela ausência de um dos instrumentos mais essenciais para o empreendedor: o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

O DRE é um relatório. Nele constam todas as informações atualizadas sobre a vida financeira de uma empresa. Ganhos, perdas, investimentos, despesas, impostos. Toda e qualquer movimentação financeira precisam ser registradas no documento.

Mas o DRE não é apenas uma tabela informativa. É o instrumento que possibilita uma gestão financeira poderosa para qualquer negócio. Seja individual ou de micro, pequeno, médio e grande porte. Sua importância é tão grande que o Programa de Desenvolvimento Smart (PDS) possui um módulo apenas sobre o tema.

O PDS é uma capacitação gratuita oferecida aos filiados Smart, do Sistema Martins, por meio da Universidade Martins do Varejo (UMV). Com aulas online, veiculadas na plataforma Flix do Varejo, o treinamento também disponibiliza material de apoio e suporte presencial de consultores Smart. Totalmente reformulado, o programa iniciou o ano com foco em administração e gestão financeira.

A escolha de tratar a gestão financeira e, especialmente, o DRE nos treinamentos surgiu do diagnóstico de que muitos varejistas negligenciam esse acompanhamento na rotina da empresa. E alguns, quando o fazem, não dão a devida atenção.

Porém, é difícil gerenciar um negócio sem saber se ele é rentável. Ao fazer o acompanhamento mensal com o auxílio do demonstrativo, é possível saber com clareza, por exemplo, quais os impostos sobre as vendas, o custo das mercadorias vendidas e as despesas com pessoal e operacionais.

Assim, é possível identificar distorções, estabelecer metas de despesas e receitas e até reverter cenários que não se mostrarem tão positivos para a empresa.

DRE como diferencial

A seguir, confira 5 motivos que tornam o DRE um diferencial para a saúde financeira de um negócio:

  1. Fornece informações confiáveis para a administração de toda empresa.
  2. Aumenta a autonomia do empreendedor, que passa a entender quais ações podem aumentar ou reduzir um resultado.
  3. Se o empreendedor conhece o impacto de suas ações nos resultados, fica mais fácil fazer planos.
  4. Ao fazer plano, o empreendedor tem a possibilidade de alterar o futuro do empreendimento.
  5. Com o DRE, o empreendedor tem um instrumento para tomada de decisões.
Leia também:

Varejo de material para construção cresce 2,5% e faturamento passa de R$ 200 bi
5 motivos para adotar DRE na gestão de um empreendimento

Conteúdo Relacionado

Análise de DRE
News

Análise de DRE: como os demonstrativos de uma loja ajudam no faturamento

08.março

Você sabia que o Demonstrativo de Resultados do Exercício pode mudar a gestão de uma loja? Mais que um compilado de dados, o DRE é uma importante ferramenta de planejamento para qualquer negócio. Sua análise permite a tomada de decisões muito mais conscientes desde a compra até a precificação final de produtos. Para entender melhor […]

FDC em BH
News

FDC entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo

20.maio

Parceira da Universidade Martins do Varejo (UMV), a Fundação Dom Cabral (FDC) segue se destacando no cenário internacional de ensino voltado para o desenvolvimento de negócios. O jornal Financial Times divulgou o novo ranking “Financial Times Executive Education 2020” e revelou que a instituição está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo. De […]

autocuidado masculino
News

Autocuidado masculino deixou de ser tabu e segue como tendência

21.setembro

O autocuidado masculino virou rotina de grande parte dos homens brasileiros, que demonstram estarem cada vez mais suscetíveis a testar novos cuidados com a saúde, a beleza e a higiene. O varejo precisa estar alinhado com as demandas desse público para poder explorar da melhor forma as tendências do mercado em autocuidado masculino. Um dos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *