Nem sempre a decoração ou um planejamento mais assertivo da vitrine é prioridade para os lojistas.  Acontece que esse pensamento precisa ser mudado já que a vitrine é o cartão de visitas da loja e, em muitas situações, pode ser sinônimo de atração de novos clientes e aumento no faturamento.

Mas para chamar a atenção dos consumidores, é preciso elaborá-la de forma que não seja muito exagerada e explorá-la sempre com aqueles itens que fisgam a atenção do público-alvo do segmento do varejo que se trabalha.

De acordo com o Sebrae, a vitrine deve ser considerada um dos principais espaços na loja por ser responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual. Ela se trata de um ambiente usado para promover as vendas de impacto relacionados à imagem do varejo e pode estar não apenas na fachada, ainda que seja mais comum, mas também em pontos estratégicos no interior do estabelecimento.

O que fazer para planejar a vitrine?

O Portal Vitrine do Varejo compilou algumas dicas do Sebrae e demais especialistas para orientar os lojistas a montar a vitrine ideal para o negócio. Confira abaixo.

1 – Sazonalidade: aproveitar as datas comemorativas para montar vitrines temáticas.

O ideal é que o lojista organize um calendário de datas comemorativas mais importantes do seu próprio segmento e com foco no varejo para antecipar as ações e planejar a vitrine. Os cenários temáticos geram muito impacto positivo nos consumidores.

Dá para inovar bastante na decoração sem perder a identidade da marca. Se possível, tentar trabalhar a vitrine com as paletas de cores da marca a loja. Na organização “produtos + decoração” é importante para que tudo tenha sintonia dentro da vitrine e não gere um impacto visual poluído aos olhos do cliente.

2 – Uma iluminação mais forte destaca os produtos para o cliente e aumenta a % de compra por impulso.

A luz também pode ser pensada para dar destaque àqueles itens que o lojista pretende dar mais ênfase nas vendas. Outra dica é usar lâmpadas que piscam ou se movem. Esse tipo de iluminação atrai bastante os olhos e pode ser utilizada em decorações animadas e motorizadas.

3 – É essencial manter as vitrines sempre organizadas e limpas.

Não deixe que os itens acumulem poeira ou que insetos, atraídos pela iluminação, atrapalhem o objetivo de atrair o olhar dos clientes que deve estar sempre focado nos produtos.

4 – Escolher os produtos ideais.

As liquidações e ações promocionais cabem em todo e qualquer momento. No vitrinismo elas são uma boa maneira de despertar a atenção da clientela por meio do uso de adesivos ou banners que descriminem as ofertas. Com a sinalização apropriada é possível dar o devido destaque ao mix da vitrine e fazer com que o consumidor entre na loja. Expor as mercadorias em oferta é muito importante para estimular o cliente a comprar.

Além disso, lançamentos e novidades cumprem bem a função de despertar a atenção e forçar o cliente a entrar na loja para olhar preços e até acabar se interessando por outros artigos também.

Baixe o calendário promocional com as datas sazonais do Varejo Alimentar pelo Flix do Varejo Freemium!

 

RESUMO EM TÓPICOS

• A vitrine deve ser considerada um dos principais espaços na loja por ser responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual;

• O Portal Vitrine do Varejo compilou 4 dicas do Sebrae e demais especialistas para orientar os lojistas a montar a vitrine ideal para o negócio.

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *